Notícia
Fundo europeu financia duas centrais de biomassa em 105 milhões de euros
As duas centrais de energia a biomassa, em Viseu e no Fundão, deverão estar totalmente operacionais na primeira metade de 2019.
Duas centrais de energia a biomassa que estão a ser construídas em Portugal vão ser financiadas em 105 milhões de euros pelo Marguerite Fund, um fundo de investimento pan-europeu que actua como catalisador para investimentos em energias renováveis e transportes.
A informação foi avançada esta segunda-feira, 19 de Junho, pela Bloomberg, e confirmada pelo Negócios junto do Marguerite Fund.
O financiamento para os dois projectos, em Viseu e no Fundão, fechou a 6 de Junho e foi 90% garantido pelo Marguerite Fund, que conta com investidores como o Banco Europeu de Investimento, Caisse des Dépôts et Consignations, Cassa Depositi e Prestiti, Instituto de Crédito Oficial, Kreditanstalt für Wiederaufbau e PKO Bank Polski. O projecto será financiado com 75% de dívida e 25% de capital, sendo que a dívida tem um prazo de 17 anos, segundo uma porta-voz do fundo.
As centrais, que terão uma potência instalada de 15 megawatts, cada uma, "vão ajudar a reduzir o risco de incêndios florestais, um problema recorrente em Portugal", segundo o comunicado citado pela agência noticiosa, que dá conta que os projectos deverão estar totalmente operacionais no primeiro semestre de 2019.
A notícia é avançada numa altura em que o país enfrenta um dos mais trágicos incêndios de que há memória, que já resultou na morte de, pelo menos, 63 pessoas.
O licenciamento das centrais, que derivam de concursos públicos lançados em 2006, foi aprovado pelo Governo em Julho do ano passado.
(Notícia actualizada às 17:18)