Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eni vende participação na Saipem para reduzir dívida

A italiana Eni chegou a um entendimento para vender uma participação de 12,5% da Saipem ao Fondo Strategico Italiano. O objectivo da operação é reduzir a dívida da energética italiana em mais de 5,0 mil milhões de euros.

Lisi Niesner/Bloomberg
28 de Outubro de 2015 às 14:20
  • ...

A petrolífera italiana Eni chegou a um entendimento para vender uma participação na Saipem, uma empresa também italiana que opera no sector do petróleo e do gás. De acordo com o comunicado divulgado esta quarta-feira, 28 de Outubro, pela empresa, e citado pela Bloomberg, a Eni liderada por Claudio Descalzi (na foto) detém 43% da Saipem tendo acordado a venda de uma participação de 12,5% ao Fondo Strategico Italiano, controlado pelo banco público Cassa Depositi & Prestiti.

A Eni vai obter com a operação 6,5 mil milhões de euros, sendo que 6,1 mil milhões de euros vão servir para reembolsar a dívida da Saipem.

Com esta operação, a dívida líquida da Eni vai diminuir em cerca de 5,1 mil milhões de euros, de acordo com as informações da empresa italiana. De acordo com a agência de informação norte-americana, os empréstimos da Saipem tem pesado fortemente sobre a Eni, o principal accionista, devido à queda dos preços do petróleo.

A italiana Eni é também accionista da Galp Energia. Detém 5% do capital da petrolífera portuguesa, dos quais 4% são detidos através de obrigações convertíveis em acções e cuja maturidade é alcançada em Novembro de 2015.


Para Ahmed Ben Salem, analista da Oddo & Cie, em declarações à Bloomberg, esta operação é positiva para a Eni e "vai permitir ao grupo ter uma folha de balanço forte e focar-se na exploração e no desenvolvimento da produção" de matéria-prima.

Entretanto, a Saipem, segundo a Reuters, prepara-se para pedir aos investidores até 3,5 mil milhões de euros em capital. Esta verba visa ajuda a empresa no caso de uma recessão no serviço petrolífero e a desenhar uma estratégia para a recuperação da empresa.


A companhia referiu ainda que a emissão de direitos, que integra a estratégia de recuperação da empresa, vai estar completa no primeiro trimestre de 2016.

Stefano Cao, CEO da Saipem, citado pela Reuters, revelou que "o anúncio de hoje marca um ponto de viragem para a Saipem: temos uma nova estrutura accionista, uma folha de balanço reforçada e um novo plano estratégico".

As acções da Eni sobem 0,54% para 14,97 euros na praça italiana. E os títulos da Saipem sobem 7,26% para 8,57 euros.

Ver comentários
Saber mais Eni Claudio Descalzi Fondo Strategico Italiano Cassa Depositi & Prestiti Stefano Cao
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio