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EDP incentiva clientes a apostar na eficiência energética
A EDP lançou uma campanha para incentivar práticas de eficiência energética, que inclui a distribuição de tomadas inteligentes, descontos em LED e bombas de calor e um concurso para a escolha da casa mais eficiente.
A EDP está a incentivar os portugueses a gerirem o consumo de electricidade de forma mais eficiente, no âmbito do programa de promoção de eficiência energética da entidade reguladora do sector. A empresa lançou uma campanha que inclui um concurso para escolher a casa mais eficiente em termos de consumo energético, a distribuição de tomadas inteligentes e descontos para a compra de bombas de calor para substituir termoacumuladores no aquecimento da água. Até ao final do ano, a empresa planeia ainda lançar uma campanha de promoção para a aquisição de lâmpadas de LED, revelou Miguel Stilwell, administrador da EDP, esta terça-feira, 1 de Setembro.
Para a divulgação de comportamentos que promovam a eficiência energética, a EDP está a realizar um concurso, em parceria com o National Geografic, para eleger a "casa mais eficiente de Portugal", em termos de consumo de electricidade. O concurso arrancou esta segunda-feira e tem como objectivo sensibilizar os portugueses para as práticas de poupança de energia. As 50 casas mais eficientes recebem uma auditoria da EDP e o vencedor final é premiado com um Renault Twizy, um automóvel eléctrico.
A EDP Universal lançou também uma campanha de distribuição de 90 mil tomadas inteligentes, para incentivar a redução do desperdício de energia com aparelhos em "stand-by". Estas tomadas, que estão disponíveis para todos os consumidores através de um pedido online, independentemente do tipo de contrato, permitem poupar até 44 euros por ano na factura de electricidade, indica a EDP.
Em paralelo, a EDP Comercial está a realizar uma campanha de descontos para a aquisição de bombas de calor para substituir termoacumuladores eléctricos, para aquecimento da água sanitária. Segundo a EDP, as bombas de calor permitem uma poupança de energia de até 85%, ou até 30 euros por mês, face aos termoacumuladores, ao aproveitarem o calor contido no ar para aquecer a água. A partir desta segunda-feira, a EDP está a vender mil bombas de calor com desconto de 65%, cujo investimento pode ser rentabilizado em dois anos, segundo Miguel Stilwell.
Até ao final do ano, a EDP planeia ainda realizar outra campanha de promoção de eficiência energética, incentivando a aquisição de 300 mil LED. Para isso, irá oferecer um desconto de cerca de 85% na compra de LED. Os clientes têm que trocar duas lâmpadas de halogéneo e pagar 2,5 euros para adquirir dois LED nas lojas da EDP, sem limite individual. Segundo a eléctrica, os LED permitem uma poupança no consumo de energia de cerca de 85%.
As medidas de promoção de eficiência energética enquadram-se no Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica, gerido pela Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE), e são co-financiadas pela entidade reguladora. Segundo a EDP, a empresa investiu cerca de 20 milhões de euros neste "eixo estratégico".