Notícia
EDP requalifica centrais em Espanha
A eléctrica portuguesa vai iniciar um investimento próximo dos 100 milhões de euros para reduzir emissões nas centrais a carvão das Astúrias, num processo que vai permitir estender a vida das duas unidades até 2035.
A EDP vai iniciar a construção de duas unidades de desnitrificação nas centrais a carvão de Aboño e Soto de Ribera, localizadas nas Astúrias, em Espanha, anunciou a eléctrica em comunicado.
O projecto reduzirá em 80% as emissões de óxidos de azoto, permitindo assim às centrais prolongar a actividade por mais 10 anos, até 2035. O investimento é da ordem dos 100 milhões de euros.
No mesmo comunicado, a EDP diz ainda que as obras das centrais asturianas estarão a cargo da empresa japonesa Mitsubishi Hitachi Power Systems e da asturiana TSK.
"Depois de concluídos os dois projectos, em 2017, o total de investimentos ambientais realizados no espaço de uma década pela EDP nas centrais das Astúrias chegará aos 200 milhões de euros", afirma a eléctrica portuguesa.
Em Portugal, a central de Sines também já foi alvo de um processo de requalificação ambiental, envolvendo desnitrificação e dessulfuração, num investimento concluído em 2011.