Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP regista já este ano 500 milhões em mais-valias pela venda da Naturgas

A venda da Naturgas por 2,5 mil milhões de euros foi concluída esta quinta-feira, 27 de Julho, comunicou a eléctrica.

Miguel Baltazar/Negócios
27 de Julho de 2017 às 17:08
  • ...
A EDP concluiu a venda da Naturgas, que detém a distribuição de gás em Espanha, o que conduziu a uma mais valia de 700 milhões. Deste ganho, 500 milhões vão ser registados este ano, sendo o remanescente contabilizado nos próximos cinco anos, de acordo com o comunicado feito pela eléctrica, já depois da divulgação dos resultados semestrais, período no qual registou lucros de 450 milhões de euros.

O acordo para a venda, por 2,5 mil milhões desta subsidiária espanhola, já tinha sido anunciado em Março, quando a eléctrica lançou uma Oferta Pública de Aquisição sobre a Renováveis.

"A EDP concluiu hoje [27 de Julho], nos termos e condições anteriormente anunciados, a alienação de 100% do capital da sua subsidiária para a actividade de distribuição de gás em Espanha, a Naturgas Energía Distribuición, a um consórcio de investidores composto por investidores institucionais assessorados pela J.P. Morgan Asset Management, pelo Abu Dhabi Investment Council, pelo Swiss Life Asset Managers e pela Covalis Capital. A White Summit Capital e a Covalis Capital coordenaram o consórcio e continuam a fornecer serviços de assessoria", diz a eléctrica no comunicado emitido à CMVM.  

Tal como já tinha referido quando ficou estabelecido o acordo de venda, a transacção vai permitir reduzir a dívida líquida da EDP em 2,3 mil milhões de euros este ano. É que 2,0 mil milhões dos 2,5 mil milhões acordados serão recebidos nos próximos cinco anos.

A dívida líquida do grupo aumentou no primeiro semestre deste ano face ao final do ano passado em 6%, atingindo 16,890 mil milhões de euros. A dívida financeira atinge os 18,88 mil milhões (mais 8%), mas tem caixa e equivalentes de quase dois mil milhões de euros.

A empresa está igualmente a vender os activos de distribuição de gás em Portugal à REN. 500 milhões é quanto renderá a Portgas. A conclusão da venda dos activos portugueses deverá ocorrer no terceiro trimestre deste ano, de acordo com informação colocada nos resultados semestrais da eléctrica

(Notícia actualizada às 17:15 com mais informações)
Ver comentários
Saber mais EDP REN Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio