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EDP multada por cortar eletricidade e gás a clientes. Consumidores foram compensados
A EDP foi multada por ter cortado a eletricidade e gás a clientes sem uma razão considerada justificativa. Os clientes em causa foram compensados.
A EDP pagou uma multa de 177.500 euros por ter cortado, sem razão aceitável, o fornecimento de eletricidade a 32 clientes, avança a TSF.
A multa imposta pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) era inicialmente de 355.000 euros, mas foi reduzida a metade depois de a empresa ter admitido a infração e ter aceitado compensar os clientes.
A ERSE aponta que a EDP aceitou ainda pagar compensações aos clientes que vão dos 150 aos 450 euros.
Este caso remonta ao início de 2018 e teve origem em reclamações apresentadas pelos clientes contra a EDP Comercial, na qual acusavam a empresa de ter interrompido o fornecimento de energia elétrica e de gás natural em casos "não excecionados ou permitidos na lei".
O regulador afirma que a empresa apresentou uma proposta de compensação em julho de 2019, "apresentando elementos e reconhecendo parcialmente os factos que lhe eram imputados, assumindo por estes a responsabilidade negligente pelos mesmos". Esta proposta foi aceite pela ERSE e foi tida em conta na redução do valor da multa.