Notícia
EDP inaugura megacentral solar no Arizona para alimentar centros de dados do Facebook
O parque solar de Brittlebush representa já a terceira parceria de fornecimento de energia renovável entre a EDP Renováveis América do Norte e a empresa de Mark Zuckerberg.
O Grupo EDP, através da sua subsidiária EDP Renováveis América do Norte (EDPR NA), anunciou esta terça-feira a inauguração do novo parque solar Brittlebush, que tem uma capacidade instalada de 200 MW e fica localizado perto da cidade de Coolidge, no estado do Arizona, nos Estados Unidos. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a empresa estatal de eletricidade e água do Arizona Salt River Project (SRP) e a Meta, dona das redes sociais Facebook e Instagram.
A produção de energia solar desta central é equivalente ao consumo médio de mais de 38 mil lares da região do Arizona. São aproximadamente 500 mil painéis solares bifaciais espalhados por cerca de 485 hectares, sendo que a eletricidade produzida será vendida pela EDP à Salt River Project e fornecida por esta ao centro de dados do Facebook.
De acordo com a elétrica, a capacidade total desta nova central solar fotovoltaica de larga escala da EDP no mercado americano será 100% canalizada para o centro de dados da Meta, situado na cidade de Mesa, também, no Arizona. O parque solar Brittlebush representa já a terceira parceria de fornecimento de energia renovável entre a EDPR NA e a empresa de Mark Zuckerberg.
Além deste projeto, a Meta também receberá eletricidade de outros dois ativos da SRP: a Central Solar West Line (100 MW) e a Central Eleven Mile (300 MW de energia solar e baterias). Cada um destes projetos permitirá que a gigante tecnológica atinja as suas metas de neutralidade carbónica, usando energia elétrica de origem limpa, referem as empresas em comunicado
Sandhya Ganapathy, CEO da EDP Renováveis América do Norte, disse a propósito da inauguração do projeto Brittlebush: "As políticas com visão de futuro do Arizona, e o ambiente empresarial acolhedor para tecnologias inovadoras, fazem deste estado dos EUA um local perfeito para gerar energia solar. Estamos orgulhosos da parceria com as empresas Salt River Project e a Meta, que resultou na diversificação do portefólio energético da região".
Por seu lado, Bobby Olsen, diretor executivo de planeamento, estratégia e sustentabilidade da Salt River Project, disse que a empresa estatal "tem orgulho em colaborar com a EDPR NA para trazer mais energia limpa para o Arizona e apoiar os objetivos de energia renovável da Meta".
"O projeto Brittlebush também nos aproximará de alcançar a nossa própria ambição de reduzir as emissões em 82% até 2035, fornecendo ao mesmo tempo energia acessível e fiável aos nossos clientes", disse Olsen. O parque solar contribuirá também para a economia local (mais de 36 milhões de dólares de impacto total) através do pagamento de 18 milhões de dólares em impostos ao longo da sua vida útil, beneficiando ao mesmo tempo escolas, hospitais e centros de sáude, bombeiros e outros serviços.
Durante a fase de construção, o projeto criou mais de 300 empregos manterá agora cinco postos de trabalho permanentes relacionados com as operações e manutenção da instalação. Brittlebush é o segundo parque solar operacional da EDPR NA no Arizona, aumentando o portefólio total para 358 MW de ativos solares em todo o estado. A está atualmente a desenvolver o projeto Table Top, de 96 MW, e opera o parque solar Sun Streams, de 158 MW.
Com sede em Houston, no Texas, a EDP Renováveis América do Norte tem 61 parques eólicos, 17 parques solares, desenvolveu mais de 11.000 megawatts (MW)
e opera mais de 10.000 MW de energia renovável.