Notícia
EDP estreia central solar no Mississipi com 100% da energia vendida à Amazon
Com 100 MW de capacidade instalada, a central solar de Ragsdale produzirá eletricidade renovável que já está abrangida por um acordo de venda de energia (PPA) de longo prazo, a 15 anos, com a Amazon.
A EDP anunciou esta quarta-feira o arranque do novo parque solar de Ragsdale, no condado de Madison, estado do Mississipi, nos Estados Unidos, um projeto com uma capacidade instalada de 100 MW, que entrou em operação no final de 2024. A central ocupa mais de 485 hectares e fornecerá eletricidade renovável diretamente ao sistema de transmissão da Entergy Mississipi: o equivalente ao consumo anual de energia de mais de 15.700 casas no Mississipi.
Toda a energia gerada por esta nova central fotovoltaica da EDP Renováveis América do Norte (EDPR NA) está já abrangida por um contrato de venda de energia (PPA) de longo prazo, a 15 anos, com a Amazon, revelou a elétrica portuguersa.
O projeto remonta a 2016, quando a Acadian Renewable Energy, uma joint venture entre a SunChase Power e a Eolian, iniciou o desenvolvimento de Ragsdale, que foi depois comprado pela EDPR NA no início de 2022, que acabou por terminar de construir o complexo fotovoltaico.
As empresas Signal Energy e a Beta Engineering forneceram serviços de engenharia de alta tensão, aquisição e construção para interligar a central à rede.
O Parque Solar Ragsdale é o segundo projeto de larga escala da EDP no Mississipi, após o Parque Solar Pearl River. Este último tem uma capacidade instalada de 175 MW e gera energia equivalente ao consumo de 26.000 casas nnaquele estado americano.
A EDP Renewables North America constrói e opera parques eólicos, solares e sistemas de armazenamento de energia em toda a América do Norte. Com sede em Houston, Texas, a empresa detém 61 parques eólicos, 26 parques solares e oito escritórios regionais. Já desenvolveu mais de 12.000 megawatts (MW) e opera mais de 11.400 MW de energia renovável. A EDPR NA é subsidiária da EDP renováveis, a quarta maior produtora de energia eólica e solar do mundo, presente em 28 mercados da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico