Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP considera “positivo” travão aos preços da luz “para apoiar famílias e empresas”

A elétrica reage às medidas anunciadas por Matos Fernandes esta terça-feira. Não garantiu ainda se não irá também aumentar preços no mercado liberalizado.

Duarte Roriz
  • ...
O Governo decidiu avançar com medidas para conter os preços da luz, numa decisão que é vista como positiva pela EDP. O ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes garantiu que não haverá agravamentos para as famílias que estão no mercado regulado em 2022 e que haverá uma redução de pelo menos 30% no acesso às redes para os clientes industriais.

"A EDP vê como positivo o anúncio sobre as medidas de mitigação do impacto da alta conjuntural de preços de eletricidade nos mercados grossistas europeus", diz a empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade ao Negócios. O mercado regulado representa apenas 15% do total, com 5,4 milhões de clientes no mercado livre, onde a EDP é o maior comercializador em número de clientes e consumo abastecido.

Segundo Matos Fernandes, estas "almofadas" de cerca de 800 milhões de euros garantem que o preço no mercado regulado não vai subir em 2022, e que também "não há motivo" para subidas no mercado liberalizado.

A EDP considera que o travão "contribuirá para apoiar famílias e empresas nesta conjuntura."

De salientar ainda que Portugal segue o caminho da descarbonização, sem comprometer os objetivos de transição energética", considera fonte oficial da EDP sobre estas medidas. A elétrica já tinha avançado ao Negócios que não irá subir preços este ano, mas que está ainda a avaliar o próximo ano.

O Governo decidiu antecipar as suas propostas para conter o preço da eletricidade em 2022 devido aos preços "excecionalmente altos" na produção, que têm batido recordes sucessivos, "gerando preocupação entre consumidores e empresários". Estas propostas vão agora ser apresentadas à ERSE, que publicará a sua proposta tarifária para 2022 a 15 de outubro.
Ver comentários
Saber mais EDP eletricidade preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio