Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP Renováveis vai vender energia à Google nos Países Baixos durante 15 anos

A EDP Renováveis assinou o primeiro contrato de longo prazo nos Países Baixos para a construção de quatro centrais fotovoltaicas e vai fornecer energia solar à Google durante 15 anos.

Entre 2005 e 2019, Portugal reduziu 20% as emissões poluentes.
Toru Hanai/Reuters
14 de Junho de 2023 às 07:44
  • ...
Trata-se de um portfólio de 40 MWac (49 MWdc) de quatro projetos solares fotovoltaicos nos Países Baixos, que devem entrar em operação entre este ano e o próximo. Dois dos projetos, no município de Berkelland, estão já em construção, aos quais se vai somar uma central solar no município de Lochem e outra no município de Smallingerland.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP revela que a Google vai ficar com parte da eletricidade gerada nestas quatro centrais fotovoltaicas. Em abril, a EDP já tinha anunciado outro contrato com a Google, mas nos Estados Unidos. 

"Este acordo, assegurado através da Kronos Solar EDP, marca o primeiro PPA assegurado pela EDP nos Países Baixos", reforça a nota.

A EDP sublinha ainda que os Países Baixos "têm objetivos ambiciosos em termos de energias renováveis, com o objetivo de reduzir 55% das emissões de CO2 até 2030 (vs. 25% definidos em 2020) através da expansão da capacidade eólica onshore para 7,5-8,5 GW até 2030, da expansão solar fotovoltaica para 27 GW até 2030 e aumentando o objetivo de capacidade eólica offshore instalada de 11 GW para 21 GW. Os Países Baixos também traçaram o objetivo de que, até 2030, 75% da sua eletricidade total seja renovável".

Através deste acordo com a Google, a EDP assegura "cerca de 52% dos seus 17 GW de capacidade adicional total estabelecidos para a EDP Renováveis para o período de 2023-2026".

Ver comentários
Saber mais Google EDP Renováveis Países Baixos MWac MWdc energia ambiente energias renováveis economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio