Notícia
Depois de Portugal, EDPR recebe autorização para primeira central híbrida em Espanha
A energética instalou mais de 25 mil painéis solares, que serão ligados à mesma subestação do parque eólico em Ávila. Em janeiro, a EDP Renováveis instalou a primeira central híbrida em Portugal, no Sabugal.
A EDP Renováveis recebeu autorização para colocar em funcionamento o primeiro projeto híbrido em Espanha, que combina a geração de energia eólica e solar num só local, avança a empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade em comunicado.
O projeto está localizado em Santa María del Cubillo, em Ávila, a EDP Renováveis, através da empresa Parque Eólico Altos del Voltoya, instalou mais de 25 mil painéis solares, que serão ligados à mesma subestação do parque eólico.
Esta é a primeira central híbrida instalada em Espanha a receber autorização de exploração e, para a EDPR, é a segunda na Península Ibérica, após a empresa ter iniciado, em janeiro passado, o seu primeiro projeto híbrido a nível global no norte de Portugal, no Sabugal.
Em conjunto, a exploração eólica e solar irá produzir mais de 58 GWh de eletricidade anualmente, "energia suficiente para abastecer o consumo previsto de cerca de 17 mil casas na região e evitar a emissão de mais de 24 mil toneladas de CO2", garante a EDPR.
Além disso, a instalação solar "possui painéis bifaciais, que permitem aproveitar a radiação solar de ambos os lados", acrescenta a energética.
"O primeiro parque híbrido eólico-solar do país demonstra o espírito pioneiro da EDPR, uma vez que fomos a primeira empresa a obter autorização para operar estes projetos em Espanha e Portugal", considera Miguel Stilwell d'Andrade, CEO da EDPR, citado em comunicado.