Notícia
Portugueses consumiram mais combustível nos primeiros seis meses do ano
Aumentou o consumo de combustível no primeiro semestre de 2015, revelam os dados da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis, que apontam também para uma subida do preço médio de venda ao público, tanto no gasóleo como na gasolina.
Dados divulgados pela Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) dão conta de um aumento do consumo do gasóleo na ordem dos 3,6% e de 1,3% no caso da gasolina, nos primeiros seis meses de 2015.
No que concerne os preços praticados, é de referir que, comparando a média mensal de Janeiro a Junho de 2015, o preço médio de venda ao público aumentou 9,9 cêntimos por litro no gasóleo e 20,9 cêntimos por litro no caso da gasolina.
Enquanto o preço de venda do gasóleo em Portugal tem acompanhado a média verificada na União Europeia, o preço de venda da gasolina tem apresentado variações mais acentuadas, conclui o relatório do ENMC.
Comparativamente aos preços praticados na Europa, incluindo os impostos em vigor em Portugal, o país apresentou o 12º preço de venda mais elevado do gasóleo, sendo 3,1 cêntimos por litro inferior à média ponderada da União europeia e 0,6 cêntimos por litro superior à média ponderada dos países que aderiram à moeda única.
No caso da gasolina, incluindo também os impostos em vigor, Portugal apresentou o 7º preço de venda mais elevado da tabela, sendo 11,5 cêntimos por litro superior à média ponderada da União europeia e 10,3 cêntimos por litro superior à média ponderada dos países da Zona Euro.
No que diz respeito apenas ao mês de Junho deste ano, registou-se também um acréscimo do consumo de combustível na ordem os 5,7%, sendo que o aumento foi de 5,9% no gasóleo e 5% na gasolina, face ao período homólogo.