Notícia
Comissão Europeia faz inspecção a várias empresas de petróleo
A Comissão Europeia afirmou esta terça-feira que levou a cabo uma inspecção “em várias empresas de petróleo, produtos refinados, e biocombustível, de dois Estados-Membros”.
Em causa estão as suspeitas da Comissão Europeia, que desconfia que várias empresas petrolíferas tenham pactuado com o objectivo de distorcer os preços, de forma a enganar as agências às quais os preços têm de ser comunicados, e também de terem impedido outras empresas de participar no processo de avaliação de preços.
Nenhuma das partes envolvida no processo foi identificada, mas a Norway's Statoil e a Royal Dutch Shell vieram a público afirmar que estão a trabalhar com as autoridades nos seus inquéritos, segundo noticia a Bloomberg.
“As autoridades suspeitam da participação de várias empresas, incluindo a Statoil, em acordos anti concorrenciais e práticas concertadas”, afirmou a Statoil. “Além disso, a inspecção está também relacionada com o abuso de posição dominante de outra parte”.
Também as autoridades de vigilância da EFTA estão a realizar investigações num Estado-Membro da sua área económica, afirmou a Comissão Europeia.