Notícia
Central eléctrica de biomassa de Mortágua atingida pelos incêndios
A central detida pela EDP e pela Altri foi afectada pelo fogo que lavrou junto à barragem da Aguieira, distrito de Viseu, no domingo. A produção está suspenda e os danos materiais estão a ser avaliados.
A central de biomassa de Mortágua detida pela Altri e pela EDP foi atingida pelos incêndios registados naquela zona no domingo. A central fica localizada junto à barragem da Aguieira, concelho de Mortágua, distrito de Viseu.
"A Central de Aproveitamento Energético de Biomassa Florestal Residual (BFR) de Mortágua, detida pela Altri e pela EDP, foi afectada pelos incêndios que deflagraram no passado domingo, naquela região do país", segundo uma nota da EDP divulgada esta terça-feira, 17 de Outubro.
Para já, a "operação foi suspensa até que possam ser asseguradas as condições de segurança. A Altri e a EDP estão a controlar a situação, que está circunscrita ao parque de biomassa".
A parceria entre a EDP e a Altri conta com quatro centrais de produção de biomassa florestal: Mortágua com 9 megawatts hora (MWh) de potência instalada; Ródão com 13 MWh; Figueira da Foz com 28 MWh; Constância com 13 MWh.
Os fortes fogos que se fizeram sentir junto à barragem da Agueira no domingo também danificaram o empreendimento turístico da Visabeira. O Montebelo Aguieira Lake Resort & SPA esteve cercado pelos fogos no domingo, mas a situação ficou controlada nesse mesmo dia.
A central de Mortágua transforma anualmente 137 mil toneladas de resíduos florestais em electricidade, o suficiente para abastecer durante cinco meses 144 mil lares, segundo dados avançados pela Lusa em Agosto.