Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Central eléctrica de biomassa de Mortágua atingida pelos incêndios

A central detida pela EDP e pela Altri foi afectada pelo fogo que lavrou junto à barragem da Aguieira, distrito de Viseu, no domingo. A produção está suspenda e os danos materiais estão a ser avaliados.

Cofina Media
17 de Outubro de 2017 às 15:34
  • ...

A central de biomassa de Mortágua detida pela Altri e pela EDP foi atingida pelos incêndios registados naquela zona no domingo. A central fica localizada junto à barragem da Aguieira, concelho de Mortágua, distrito de Viseu.

"A Central de Aproveitamento Energético de Biomassa Florestal Residual (BFR) de Mortágua, detida pela Altri e pela EDP, foi afectada pelos incêndios que deflagraram no passado domingo, naquela região do país", segundo uma nota da EDP divulgada esta terça-feira, 17 de Outubro.

A eléctrica adianta que "nenhum colaborador ficou ferido, tendo toda a equipa presente no local actuado de forma correcta face aos acontecimentos que se sucederam". E sublinha que os "danos materiais na central estão em avaliação".


Para já, a "operação foi suspensa até que possam ser asseguradas as condições de segurança. A Altri e a EDP estão a controlar a situação, que está circunscrita ao parque de biomassa".

A parceria entre a EDP e a Altri conta com quatro centrais de produção de biomassa florestal: Mortágua com 9 megawatts hora (MWh) de potência instalada; Ródão com 13 MWh; Figueira da Foz com 28 MWh; Constância com 13 MWh.

Os fortes fogos que se fizeram sentir junto à barragem da Agueira no domingo também danificaram o empreendimento turístico da Visabeira. O Montebelo Aguieira Lake Resort & SPA esteve cercado pelos fogos no domingo, mas a situação ficou controlada nesse mesmo dia.

A central de Mortágua transforma anualmente 137 mil toneladas de resíduos florestais em electricidade, o suficiente para abastecer durante cinco meses 144 mil lares, segundo dados avançados pela Lusa em Agosto.

Ver comentários
Saber mais EDP Altri Mortágua electricidade energia renovável incêndios fogos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio