Notícia
Bruxelas deixa hidrogénio de fora nas recomendações para Portugal
As recomendações do Semestre Europeu para Portugal falam apenas em eletricidade renovável.
A Comissão Europeia definiu uma série de orientações específicas para que os países se possam libertar dos combustíveis fósseis mas no relatório dirigido a Portugal ignora os planos do Governo no hidrogénio verde.
Em vez disso, explica o Público desta segunda-feira, as recomendações do semestre europeu que foram publicadas a 18 de maio focam-se antes na eletricidade renovável.
Na parte que o documento dirige a Portugal o foco é posto nas interligações de eletricidade. Já a Espanha Bruxelas aconselha que aposte nas interconexões de gás com França, no sentido de poderem "contribuir para diversificar o abastecimento de gás no mercado interno e para aproveitar a longo prazo o potencial do hidrogénio renovável".
O hidrogéneo verde foi, segundo o chanceler alemão, Olaf Schlolz, um dos principais temas em cima da mesa nos encontros da semana passada com o primeiro-ministro, António Costa.
Na terça-feira, o primeiro-ministro português disse à saída de uma cimeira extraordinária em Bruxelas que os líderes da União Europeia reconheceram o "potencial da Península Ibérica para a segurança energética".
"Desta vez, há uma referência expressa quanto ao potencial que a Península Ibérica tem, no seu conjunto, para contribuir para a segurança energética europeia", disse o primeiro-ministro.