Notícia
38 empresas portuguesas vão à procura de negócios na China
A EDP vai levar a Pequim 38 empresas portuguesas, as quais vão procurar encontrar oportunidades de negócios, a partir dos contactos que irão estabelecer com cerca de três dezenas de empresas chinesas.
A EDP vai levar a Pequim 38 empresas portuguesas, as quais vão procurar encontrar oportunidades de negócios, a partir dos contactos que irão estabelecer com cerca de três dezenas de empresas chinesas. Esta acção decorrerá entre os dias 16 e 17 de Setembro no âmbito da iniciativa EDP Partners", onde a eléctrica portuguesa assume o papel de facilitadora de contactos de empresas dos dois países.
As oportunidades são aquelas que as empresas considerem mais adequadas. Tanto pode ser uma associação para o desenvolvimento de um produto em Portugal ou na China, ou a criação de parcerias entre empresas dos dois países que tenha em vista, por exemplo, os países africanos de língua oficial portuguesa. A promoção destes casamentos empresariais é facilitada, claro está, pelo facto de a eléctrica chinesa China Three Gorges (CTG) ser a maior accionista da EDP, na qual detém 21,35% do capital. Na sessão inaugural destes encontros marcarão presença o ministro do Comércio da China, Wu Yun, o presidente não executivo da CTG, Cao Guanjing, o presidente executivo da EDP, António Mexia e o embaixador de Portugal neste país, Jorge Torres Pereira.
Numa fase posterior está prevista a realização de sessões sectoriais que permitirão a empresas de vários sectores de actividade, portugueses e chineses, procurarem complementaridade no desenvolvimento de negócios conjuntos. As empresas nacionais que irão estar na China operam em áreas como os cabos e os condutores eléctricos, a consultoria de engenharia e gestão, entre outras.