Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

25 mil milhões. É o valor que a Saudi Aramco pode pagar por 20% de empresa do homem mais rico da Ásia

A petrolífera saudita poderá pagar até 25 mil milhões através de ações próprias à indiana Reliance, que tem operações também em África. Empresa é uma das jóias do multi-milionário Mukesh Ambani.

Reuters
16 de Agosto de 2021 às 09:48
  • ...
A petrolífera Saudi Aramco está em negociações avançadas para a compra de uma participação de 20% na Reliance Industries, com sede na Índia e forte presença nos continentes asiático e africano, por um valor que pode oscilar entre os 20 e os 25 mil milhões de dólares através de ações próprias. A notícia é avançada pela Bloomberg.

A Reliance (+2,6%) é financiada pelo multi-milionário indiano Mukesh Ambani, o homem mais rico a residir atualmente no continente asiático. De acordo com a agência de notícias, o acordo pode mesmo avançar já nas próximas semanas. 

A concretizar-se, este negócio iria juntar a maior petrolífera do mundo com uma das maiores vendedoras a retalho de energia. Para a Saudi Aramco, a concretização do acordo significa um aumento forte de vendas de petróleo para a Índia, um dos maiores importadores do mundo.

Em julho, a empresa saudita exportou 613 mil barris de petróleo por dia para este país, o que equivaleu a cerca de 10% de todas as exportações. Esta transação irá ajudar a Aramco a atingir o seu objetivo de duplicar a sua capacidade de refinaria para entre 8 a 10 milhões de barris por dia.

As discussões entre as duas empresas começaram em 2019, altura em que Ambani disse que o negócio se podia fazer por uma avaliação de 15 mil milhões.

Os lucros da petrolífera estatal saudita Aramco no primeiro semestre deste ano atingiram 47,2 mil milhões de dólares, representando um aumento de 103% face ao mesmo período do ano passado, anunciou domingo a empresa.

Quanto aos resultados trimestrais, os 25.500 milhões de dólares (21,67 milhões de euros) obtidos entre abril e junho últimos representam um aumento de 288% face aos lucros no mesmo período de 2020, quando o mercado petrolífero registou quedas devido à epidemia do novo coronavírus.

Ver comentários
Saber mais Bloomberg Saudi Aramco Ásia Reliance Industries Índia Mukesh Ambani economia negócios e finanças energia Informação sobre empresas economia (geral) macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio