Notícia
Zon Multimédia apresenta lucros de 34,2 milhões de euros em 2011
O resultado líquido consolidado da Zon registou uma queda de 3,5%, face a 2010, tendo ficado, ainda assim, acima das previsões dos analistas, que apontavam para lucros na casa dos 33 milhões de euros.
29 de Fevereiro de 2012 às 23:22
A empresa liderada por Rodrigo Costa acaba de comunicar à CMVM os resultados relativos ao ano de 2011, segundo os quais a empresa viu os lucros caírem para 34,2 milhões de euros – uma queda de 3,5%. Os lucros da empresa ficaram ainda assim acima da previsão do Caixa BI que apontava para lucros de 33,4 milhões de euros.
Na análise trimestral, destaque para um crescimento de 46,4% no resultado líquido consolidado, de 3,5 milhões de euros no quarto trimestre de 2010, para 5,7 milhões no quarto trimestre de 2011. O quarto trimestre ficou marcado também por um aumento líquido de clientes de TV por subscrição, na ordem dos 12,8 mil subscritores, fazendo do último trimestre de 2011, o melhor trimestre desde o início de 2008.
Em destaque nos resultados operacionais da empresa esteve o crescimento verificado na base de cliente “triple play”. De 2010 para 2011, a Zon viu o número de clientes de "triple play" crescer 10,3 pontos percentuais, para 708 mil clientes. Os clientes de cabo com "triple play" representam, no final de 2011, 60,1% dos cliente por cabo da empresa. Em 2010 representavam 55,2%.
O resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) cresceu 2,9%, para 311,2 milhões de euros, e a margem EBITDA melhorou 1,7 pontos percentuais, para 36,4%.
Já o EBITDA-CAPEX (despesas de investimento) ficou nos 161,4 milhões de euros, mais que duplicando em relação a 2010.
"Tal como o previsto, um aumento muito forte na geração de 'cash': o EBITDA-CAPEX aumentou de um valor negativo de 5,2 milhões de euros no quarto trimestre de 2010 para um valor positivo de 33,1 milhões de euros no quarto trimestre de 2011", adianta a operadora.
Já no que respeita o FCF (free cash flow), em 2011 foi positivo em 51,5 milhões de euros, "mais do que cobrindo os pagamentos líquidos de dividendos realizados em 2011, de 49,9 milhões de euros, permitindo uma redução da dívida financeira líquida para 637,5 milhões de euros".
(notícia actualizada com mais indicadores)
Na análise trimestral, destaque para um crescimento de 46,4% no resultado líquido consolidado, de 3,5 milhões de euros no quarto trimestre de 2010, para 5,7 milhões no quarto trimestre de 2011. O quarto trimestre ficou marcado também por um aumento líquido de clientes de TV por subscrição, na ordem dos 12,8 mil subscritores, fazendo do último trimestre de 2011, o melhor trimestre desde o início de 2008.
O resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) cresceu 2,9%, para 311,2 milhões de euros, e a margem EBITDA melhorou 1,7 pontos percentuais, para 36,4%.
Já o EBITDA-CAPEX (despesas de investimento) ficou nos 161,4 milhões de euros, mais que duplicando em relação a 2010.
"Tal como o previsto, um aumento muito forte na geração de 'cash': o EBITDA-CAPEX aumentou de um valor negativo de 5,2 milhões de euros no quarto trimestre de 2010 para um valor positivo de 33,1 milhões de euros no quarto trimestre de 2011", adianta a operadora.
Já no que respeita o FCF (free cash flow), em 2011 foi positivo em 51,5 milhões de euros, "mais do que cobrindo os pagamentos líquidos de dividendos realizados em 2011, de 49,9 milhões de euros, permitindo uma redução da dívida financeira líquida para 637,5 milhões de euros".
(notícia actualizada com mais indicadores)