Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Yahoo!, AOL e Microsoft criam aliança para mercado publicitário online

As companhias pretendem, com esta aliança, aumentar as suas vendas e margens, bem como tornar o processo de compra e venda de anúncios mais simples para vendedores e editores.

09 de Novembro de 2011 às 11:15
  • ...
A Yahoo!, AOL e Microsoft anunciaram, ontem, um acordo no âmbito do mercado publicitário online, numa altura em que a preponderância do Google e Facebook tem vindo a aumentar.

Com base neste acordo, que entrará em vigor no início de 2012, as empresas vão partilhar os seus inventários de anúncios gráficos e vão integrar as suas plataformas de vendas. Os termos no acordo são de licença não exclusiva, pelo que as companhias poderão tomar as suas decisões individualmente, diferenciar as ofertas e definir métodos para controlar o funcionamento.

A aliança entre as três empresas visa o mercado dos Estados Unidos. Contudo, a AOL e a Yahoo pretendem alargar o âmbito deste acordo para o Canadá.

“O facto de nos estarmos a unir para oferecer este tipo de acesso à qualidade, ainda que cada um com as nossas próprias ofertas de anúncios diferenciados, é algo que vai beneficiar o mercado no seu conjunto”, afirmou em comunicado, citado pelo “Cinco Días”, Rik van der Kooi, vice-presidente da Microsoft Advertising Business Group.

Já Ned Brody, responsável pela área de receitas da AOL, ressalvou que este anúncio “coloca em marcha uma oportunidade para os anunciantes para que encontrem soluções à escala através de editoriais de primeira qualidade. E isto deverá reduzir a fricção no mercado, o que beneficiará tanto os anunciantes como aos editores”.

“O espírito do acordo é importante e nós apoiamo-lo”, frisou à Reuters Nick Beil, presidente do VivaKi Nerve Center. O mesmo responsável ressalvou que esta aliança era atractiva, porque alarga o alcance potencial dos anunciantes.

Os responsáveis das três empresas já afirmaram que não esperam que sejam levantadas questões pelo Departamento de Justiça, relativamente à concorrência.

Esta aliança surge numa altura em que tanto o Facebook como o Google têm vindo a aumentar a sua liderança no mercado publicitário online. As estimativas da eMarketer apontam para que a sua quota neste mercado em 9,3% e 16,3%, respectivamente, este ano, nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, prevê-se que a AOL, Microsoft e Yahoo percam quota de mercado.

Ver comentários
Saber mais Yahoo! AOL Microsoft Google Facebook Publicidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio