Notícia
Xabier de Irala apresenta hoje demissão da Iberia
Xabier de Irala, actual presidente da Iberia, apresenta hoje a sua demissão da companhia aérea. Deverá ser substituído por Fernando Conte, proveniente da ABB Espanha, mas para o accionista Caja Madrid a questão ainda não está solucionada.
O presidente da Iberia nos últimos sete anos, Xabier de Irala, vai apresentar hoje a sua demissão, com efeitos a partir do próximo dia 12 de Junho, anunciou hoje a companhia aérea.
Ainda hoje a companhia deverá ver nomeado Fernando Conte para o lugar de presidente-executivo, responsável que detém a aprovação da maioria dos accionistas e do Estado espanhol.
Contudo, o jornal «Cinco Dias» divulga hoje que a «Caja Madrid e outros accionistas reivindicam mãos livres em relação ao Governo para decidir a estrutura de cúpula de uma empresa que já está privada e quem deve ocupar tanto a presidência como o posto de administrador-delegado e se se mantém este cargo».
A Caja Madrid, maior accionista privado da Iberia, com 10% do capital da companhia, preferiria ver Miguel Blesa, presidente da instituição bancária e vice-presidente da transportadora aérea, à frente desta última.
No conselho de administração da Iberia, caso não seja encontrada um consenso sobre Fernando Conte, um outro administrador, António Masa, poderá assumir a presidência interina.
A Iberia é ainda detida em 10% pela British Arways, em 7,30% pelo BBVA, em 6,70% pela Logista em 3% pelo El Corte Inglês e em 2,02% pela Corporacion Financiera de Galicia.
Na Bolsa de Madrid os títulos da transportadora seguiam penalizadas pela saída de Xabier de Irala, administrador que conseguiu converter os prejuízos da Iberia em lucros sendo evolução realizada em paralelo com um processo de privatização.
As acções da Iberia caíam 1,86%, para 1,58 euros.