Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Washington acusa Huawei e ZTE de ameaçarem segurança dos EUA

A Câmara dos Representantes norte-americana publicou um relatório em que acusa duas das maiores fabricantes chinesas de telemóveis de tentarem subtrair informação confidencial a empresas norte-americanas.

09 de Outubro de 2012 às 13:40
  • 1
  • ...
O relatório publicado pela Comissão de Inteligência da Câmara dos Representantes, ao cabo de um ano de investigação, recomenda ao Governo e às empresas norte-americanas que não recorram as serviços da Huawei e da ZTE.

O relatório apresentado pelo presidente da Comissão, o republicano Mike Rogers, e o democrata Dutch Ruppersberger, avisa para o risco de ter infraestruturas de telecomunicações construídas por empresas com ligações conhecidas ao Governo chinês.

As duas empresas citadas no relatório são duas de muitas que constroem o equipamento de telecomunicações “necessário a criar e operar redes sem fios, como as usadas” pelas maiores operadoras norte-americadas, como a Verizon e a AT&T.

Contudo, estas preocupações são mais graves relativamente à Huawei e à ZTE, “dadas as suas ligações próximas com o Governo chinês”, revela o “The New York Times” que cita o relatório.

As infra-estruturas modernas mais críticas estão “incrivelmente interligadas”, diz o comunicado da Comissão de Inteligência publicado no “site” da Câmara dos Representantes.

“Tudo, desde as redes de electricidade aos sistemas bancários e financeiros, ao gás natural, petróleo”, sistemas de distribuição de águas e caminhos de ferro, são passíveis de ser afectados com ataques informáticos. “O risco é elevado de que uma falha ou interferências num sistema pode ter um efeito contagioso devastador por vários aspectos da vida moderna americana”, conclui o comunicado.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio