Notícia
Viseu vai receber "roadshow" da AICEP
Viseu é a próxima paragem da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) no "roadshow" Portugal Global. A AICEP vai reunir empresários e vai falar de dois mercados potenciais: Moçambique e Hungria.
A AICEP vai reunir em Viseu um conjunto de empresas e delegados seus para falar de dois mercados onde o tecido empresarial português pode procurar oportunidades. Hungria e Moçambique são os mercados em destaque na conferência a realizar no próximo dia 18 de Março, quarta-feira, em Viseu.
"Esta é uma iniciativa enquadrada na política de proximidade da Agência junto das empresas nacionais que visa apoiar o seu esforço exportador e reforçar a internacionalização da economia portuguesa", explica a AICEP, liderada por Miguel Frasquilho.
A Hungria tem recebido cada vez mais produtos nacionais, tendo as exportações tido um aumento médio anual de cerca de 20% desde 2011. E entre 2010 e 2013 o número de empresas portuguesas a exportar para a Hungria aumentou 33% para 440. Também as importações aumentaram. O número de empresas a entregar produtos em Portugal aumentou 65% para 410. Mais de 80% das exportações portuguesas para a Hungria são máquinas e aparelhos, químicos, plásticos e borracha, veículos e outro material de transporte e matérias têxteis.
Moçambique já não é um mercado totalmente novo para algumas empresas portuguesas. Mas a AICEP vai reforçar as oportunidades para esse PALOP.
A conferência de dia 18 de Março será realizada nas instalações da AIRV - Associação Empresarial da Região de Viseu. Esta é a sexta sessão do "roadshow" que a AICEP está a promover pelo país.
Além da conferência, a AICEP vai visitar várias empresas do distrito entre 16 e 18 de Março.
Cinco cidades já receberam o "roadshow" da AICEP - Leiria, Braga, Coimbra, Guarda e Aveiro. Agora é a vez de Viseu e nos próximos meses mais cidades vão receber a Agência.