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Visabeira quer construir novo centro comercial em Angola
A Visabeira, que hoje inaugura o centro comercial Palácio do Gelo, em Viseu, está a estudar a possibilidade de promover um empreendimento idêntico no mercado angolano, disse Paulo Varela, vice-presidente do grupo, ao Jornal de Negócios.
A Visabeira, que hoje inaugura o centro comercial Palácio do Gelo, em Viseu, está a estudar a possibilidade de promover um empreendimento idêntico no mercado angolano, disse Paulo Varela, vice-presidente do grupo, ao Jornal de Negócios.
A concretizar-se, será o primeiro passo internacional da Visabeira ao nível dos centros comerciais. "Estamos a estudar a construção de um Palácio do Gelo em Angola", adiantou Paulo Varela, indicando que o grupo está a analisar duas possíveis localizações: Luanda e Benguela.
"Esperamos até ao fim do ano ter fechado a localização e os parceiros locais", disse o vice-presidente da Visabeira. O objectivo é que a construção possa arrancar no primeiro trimestre do próximo ano. O grupo de Viseu não sabe ainda qual o investimento que poderá ser necessário, uma vez que será a localização a determinar a dimensão do centro comercial.
A Visabeira tem uma outra experiência imobiliária internacional já concretizada, nomeadamente um edifício lançado em Moçambique há três anos com 15 mil metros quadrados, que inclui um hotel, escritórios e lojas.
A continuação da promoção de centros comerciais com o conceito Palácio do Gelo é algo que interessa à Visabeira. "Em Portugal não excluímos a possibilidade de virmos a replicar este conceito noutros locais", disse Paulo Varela em declarações ao Jornal de Negócios.
O Palácio do Gelo, que hoje é inaugurado em Viseu, é um centro comercial com 73.500 metros quadrados de área bruta locável (ABL), que resulta de um investimento de 120 milhões de euros e que tem como inovação a existência de uma pista de gelo e um bar também feito em gelo. Uma outra valência do ‘shopping’ é o desporto, com o centro comercial a contar com ginásio, piscinas e SPA.
O empreendimento abre com 90% da sua ABL ocupada, num processo de comercialização que ficou a cargo da Jones Lang LaSalle. A oferta inclui 164 lojas, integrando âncoras como o hipermercado Jumbo, a Fnac, Rádio Popular, Sportzone, C&A, H&M, Massimo Dutti, IZI, Casa das Prendas, ForLife, Polar&Brincar e seis salas de cinema Lusomundo.
O empreendimento incorpora ainda uma área de 9.000 metros quadrados de terraços, além de estacionamento para os visitantes, completando assim a oferta de espaços diversos e complementares numa área de construção de cerca de 175.000 metros quadrados. O Palácio do Gelo integra ainda um centro de inovação e desenvolvimento do Grupo Visabeira com cerca de 12.000 metros quadrados, além de uma área de habitação a crescer na zona envolvente. O Palácio do Gelo tem uma área de influência que abrange mais de 500 mil pessoas, a 40 minutos de carro.