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Vinho do Porto quer que Tesouro liberte seis milhões

As vendas de vinho do Porto caíram, de Janeiro a Novembro de 2008, 5% em volume, o pior desempenho das duas últimas décadas. A situação é preocupante, mas não dramático. Para contrariar este indicador, a Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP) quer que o Tesouro liberte seis milhões de euros, reserva do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), para reforço da promoção externa.

09 de Janeiro de 2009 às 00:01
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As vendas de vinho do Porto caíram, de Janeiro a Novembro de 2008, 5% em volume, o pior desempenho das duas últimas décadas. A situação é preocupante, mas não dramático. Para contrariar este indicador, a Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP) quer que o Tesouro liberte seis milhões de euros, reserva do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), para reforço da promoção externa.

"Anualmente, o IVDP aplica 1,5 milhões de euros em promoção externa. É pouco. Gostávamos de ver libertada essa reserva, que são taxas cobradas ao sector, aplicada no reforço da promoção externa das marcas de vinho do Porto. Temos que alargar a base de consumidores", frisou o presidente da AEVP, George Sandeman, ontem, no Porto, num encontro com jornalistas.
"Tem-se vindo a perder o hábito de consumo de vinho do Porto" e é esta realidade que as empresas querem contrariar, continuou Sandeman. E isso passa por promover as marcas de vinho do Porto em mercados prioritários: Estados Unidos, Rússia, França e Portugal. Daí que seja aguardada com expectativa a implementação do plano estratégico do sector, sob a égide da Quartenaire e da Universidade Católica, que se prevê que aconteça este ano.

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