Notícia
Vinci paga na terça-feira a última tranche da compra da ANA
O processo de privatização da gestora dos aeroportos ficará concluído na próxima semana quando o grupo francês Vinci passar o último cheque.
O maior processo de privatização realizado pelo actual Governo vai ficar concluído na próxima terça-feira, 17 de Setembro, noticiou o “Diário Económico”. Será este o dia em que será paga a última tranche por parte da empresa gestora de infraestruturas de transportes, que no final de 2012 venceu o concurso ao apresentar a proposta mais elevada (3.080 milhões de euros).
Além deste valor, os franceses da Vinci (na foto) irão partilhar receitas com o Estado durante 50 anos, que foram estimadas pelo secretário de Estado dos Transportes em mais 2,1 mil milhões de euros. Em Julho, na última aparição como accionista da ANA Aeroportos, o governante recordou que, por ano, o Executivo irá ainda deixar de pagar mais de 120 milhões de euros relativos às taxas de financiamento da dívida da empresa.
O Estado português já encaixou 5,6 mil milhões de euros com os processos de privatização da EDP, REN e ANA. Segundo resumiu o Governo no ante-projecto das Grandes Opções do Plano (GOP), divulgado esta terça-feira, este é um valor que “ultrapassa o objectivo fixado no Memorando de Entendimento para o total do Programa de Ajustamento, havendo ainda um conjunto de privatizações a concretizar”.