Notícia
Viana-Baptista passa a responsável máximo da Telefónica em Espanha
O português António Viana-Baptista foi nomeado por César Alierta para ser o responsável máximo pelas operações desenvolvidas pela Telefónica em Espanha, unidade que representa mais de 50% dos resultados do grupo, disse o director de comunicação do grupo a
O português António Viana-Baptista foi nomeado por César Alierta para ser o responsável máximo pelas operações desenvolvidas pela Telefónica em Espanha, unidade que representa mais de 50% dos resultados do grupo, disse o director de comunicação do grupo ao Jornal de Negócios Online.
A Telefónica, actualmente a maior accionista da Portugal Telecom [PTC] com 9,96% do capital, alterou o modelo de organização da empresa, que deixa de estar divido pelas áreas fixas e móveis, para ter um perfil mais regional.
Para liderar as actividade da Telefónica em Espanha, César Alierta escolheu António Viana-Baptista, segundo disse ao Jornal de Negócios Online Juan José Berganza, director de comunicação da Telefónica Móviles.
A Telefónica Móviles até agora era liderada por Viana-Baptista e é controlada em 92,5% pela Telefónica. Até ao final deste mês a empresa deverá ser totalmente absorvida pela «casa-mãe».
António Viana-Baptista é administrador não executivo da PT e é o representante da empresa espanhola na administração da operadora liderada por Henrique Granadeiro.
A unidade de negócio que vai ser liderada por Viana-Baptista é a mais importante dentro do grupo, já que é responsável por mais de 50% dos resultados totais da Telefónica.
Além de Viana-Baptista, César Alierta escolheu mais dois directores gerais para comandar os destinos do maior grupo de telecomunicações ibérico e terceiro maior operador da Europa.
José María Álvarez-Pallete foi nomeado director peral da Telefónica Latinoamérica e Peter Erskine, director General de Telefónica O2 Europa, onde se inclui o negócio recentemente adquirido da britânica O2.