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Varig Log oferece 287 milhões para adquirir a Varig
A Varig Log, ex- subsidiária de transporte de cargas da Varig, apresentou uma oferta de 350 milhões de dólares (286,9 milhões de euros) para aquisição da companhia aérea brasileira, anunciou esta empresa.
A Varig Log, ex- subsidiária de transporte de cargas da Varig, apresentou uma oferta de 350 milhões de dólares (286,9 milhões de euros) para aquisição da companhia aérea brasileira, anunciou esta empresa.
A proposta será apresentada a um grupo de credores, como o fundo de pensão dos funcionários, o Aerus, as estatais brasileiras BR Distribuidora (combustível) e Infraero (controlo de aeroportos), além das empresas de aluguer de aeronaves, informou a Varig em comunicado citado pela Lusa.
«A proposta (da Varig Log) visa possibilitar à Varig investir e modernizar a sua frota e, acima de tudo, recolocar a estrela brasileira de volta ao seu lugar de destaque na aviação comercial», afirma o comunicado.
A oferta da Varig Log possibilitará igualmente «a recuperação da maior companhia área brasileira, mantendo milhares de postos de trabalho e viabiliza a continuidade da operação da Varig, que actua há 78 anos no mercado».
Vendida em Janeiro por 48,2 milhões de dólares, a Varig Log é, actualmente, controlada pela Volo do Brasil, consórcio formado pelo fundo norte-americano Matlin Patterson e três empresários brasileiros.
A oferta surge na sequência do início de uma ronda de negociações entre a Varig e os seus principais credores para que a companhia aérea obtenha um prazo de quatro meses para o pagamento das suas dívidas.
A empresa apresentará uma proposta de demissão de até dois mil funcionários, com o objectivo de poupar cerca de 50 milhões de dólares (41,7 milhões de euros) por mês, o que representa um terço das despesas mensais.
Desde o dia 17 de Março, o processo de recuperação judicial da Varig está a ser comandado pela empresa norte-americana Alvarez & Marsal (A&M), responsável pela reestruturação de companhias aéreas em crise, como a US Airways e a Aeromexico.
Actualmente, a TAP controla 90% do capital da subsidiária Varig Engenharia e Manutenção (VEM), vendida no ano passado pela companhia aérea como parte de seu plano de reestruturação.
O controlo da VEM é da Aero-LB, empresa brasileira formada pelo fundo brasileiro Straus e pela Reaching Force, que tem como accionistas, em partes iguais, a TAP e a Geocapital de Stanley Ho.
Os restantes 10% do capital da VEM, vendida para a Aero-LB por 24 milhões de dólares, permaneceram do grupo Varig.