Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Um banco focado no financiamento automóvel com presença em cinco países

O Banco Mais, detido maioritariamente pelo Grupo Auto Industrial, desenvolve grande parte da sua actividade no financiamento automóvel e está presente em cinco países, Na Península Ibérica e Europa de Leste.

10 de Julho de 2009 às 16:01
  • ...
O Banco Mais, detido maioritariamente pelo Grupo Auto Industrial, desenvolve grande parte da sua actividade no financiamento automóvel e está presente em cinco países, Na Península Ibérica e Europa de Leste.

De acordo com a agência Lusa, o Banif vai anunciar esta tarde uma fusão com o Banco Mais, uma instituição financeira criada na década de 90.

A instituição financeira teve origem no final da década de 80, quando a Auto Industrial, especializada no sector automóvel, focou atenções também no sector financeiro. Uma empresa do Grupo, a Tecnicar, passou a Sociedade Financeira de Aquisições a Crédito (SFAC), tendo então adoptado a designação de Tecnicrédito.

Detida na altura em 50% pelo Banco Português do Atlântico, a companhia passa a ser controlada em 85% pelo Grupo Auto Industrial, quando o BPA foi comprado pelo BCP em 1996. Os restantes 15% são detidos por administradores do Banco Mais, sendo que a estrutura accionista se manteve até hoje.

O Banco Mais iniciou o processo de internacionalização em 1997, que levou a instituição a Espanha e três países da Europa de Leste - Hungria, Eslováquia e Polónia.

No ano passado, segundo os resultados anunciados pela instituição em Maio, o Banco Mais obteve um resultado líquido de 30,2 milhões de euros, uma queda de 16% face ao período homólogo.

Mais de 90% da carteira de crédito, que se situava próxima dos mil milhões de euros, estava concentrada no financiamento automóvel.

Com uma forte presença no crédito ao consumo, o Banco Mais apresenta um negócio complementar ao do Banif, que marca presença sobretudo na banca comercial e de investimento e seguros.

O banco de Horário Roque, que controla a maioria do capital do Banif, apresenta uma capitalização bolsista de 413 milhões de euros. Terminou o primeiro trimestre do ano com uma carteira de crédito concedido a clientes de 10,6 mil milhões de euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio