Notícia
Turistas gastaram 49 mil milhões de euros na cidade de Nova Iorque em 2024
O impacto económico total estimado dos visitantes foi de 79 mil milhões de dólares (76 mil milhões de euros) para a cidade e o Estado como um todo.
Os quase 65 milhões de turistas que visitaram Nova Iorque em 2024, liderados pelos do Reino Unido, gastaram diretamente mais de 51.000 milhões de dólares (49.000 milhões de euros), revelou na segunda-feira a autoridade do turismo da metrópole norte-americana.
A New York City Tourism + Conventions, a organização oficial de promoção de destinos para os cinco distritos, destacou, em comunicado, que o impacto económico total estimado dos visitantes foi de 79 mil milhões de dólares (76 mil milhões de euros) para a cidade e o Estado como um todo.
Entre os gastos está o alojamento, a gastronomia, o entretenimento, o desporto, o teatro, as atrações artísticas e culturais, o comércio e os transportes, entre outros setores e significou também mais 6,8 mil milhões em receitas fiscais para cidade.
Esta atividade sustentou mais de 388 mil empregos na indústria do turismo e da hotelaria, representando cerca de 9% da força de trabalho da cidade.
O ano de 2024 foi marcado por um aumento do número de turistas nacionais e por uma recuperação do número de viajantes europeus, com 13 milhões de visitantes internacionais a representarem aproximadamente 50% dos gastos totais nos cinco distritos durante o ano de 2024.
De acordo com dados de empresas de turismo, a cidade registou um aumento do número de visitantes provenientes de mercados historicamente fortes do Reino Unido, Canadá, México e Europa Ocidental.
O Reino Unido liderou os viajantes internacionais, com 1,1 milhões de visitantes, seguido pelo Canadá, com aproximadamente um milhão, e França, Brasil e Itália, com mais de 700 mil visitantes cada.
A China foi o sexto maior mercado, com 609 mil visitantes, enquanto a Alemanha, o México e a Austrália contribuíram com mais de 500 mil visitantes cada e 494 mil visitantes vieram de Espanha.
"Com quase 65 milhões de visitantes em 2024, o segundo maior número na história da nossa cidade, Nova Iorque reafirmou mais uma vez a sua posição como principal destino do país e um dos locais mais proeminentes para viajar no mundo", sublinhou o presidente da câmara da cidade, Eric Adams, em comunicado conjunto.
Relativamente aos transportes públicos, o metro apresentou "uma recuperação notável" com mil milhões de viagens antes do final de 2024, sendo outubro o mês mais movimentado desde a pandemia, com quase 114 milhões de viagens e mais de 40 milhões de viagens de autocarro.
A receita dos espetáculos da Broadway em 2024 está estimada em 1,5 mil milhões de dólares (1,44 mil milhões de euros), um aumento de 6% em relação a 2023, mas um declínio de 5% em relação a 2019.
A NYC Tourism + Convention indicou ainda que já reservou mais de 1.200 reuniões e eventos na cidade até 2030, representando mais de 295.000 noites de hotel.
Estima-se que Nova Iorque receba 67,1 milhões de turistas em 2025.