Notícia
Túnel do Marão com cinco interessados
O Governo já abriu as propostas para o concurso do Túnel do Marão que tem cinco consórcios interessados onde estão representadas as maiores construtoras nacionais. O concorrente número um foi denominado "Concessionária do Túnel do Marão" (Soares da Costa,
O Governo já abriu as propostas para o concurso do Túnel do Marão que tem cinco consórcios interessados onde estão representadas as maiores construtoras nacionais. O concorrente número um foi denominado "Concessionária do Túnel do Marão" (Soares da Costa, a espanhola FCC Construccion a Global Via Infraestruturas, SA e a Operária Infraestruturas, SA) .
O concorrente número dois é o Consórcio Lusomarão (Mota-Engil, a OPCA –A o Banco Espírito Santo, a Monte Adriano, a Sociedade de Construções H.HAGEN a Alberto Martins de Mesquita & filhos; a Empresa de Construções Amândio Carvalho, e a Rosas Construtores).
O concorrente número três integra a Dragados (da espanhola ACS) e também a Iridium Concesiones de Infraestructuras, SA, a Désarrollo de Concessiones Viarias Uno, SL, a Désarrollo de Concessiones Viarias Dos, SL e a CAT Desenvolupament de Concessiones Catalanes.
O concorrente número quatro criou um agrupamento denominado AEDM – Auto-Estrada do Marão com a Brisa, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro, construtora do Tâmega e Zagope. O concorrente cinco (Auto-Estradas do Marão) inclui a Somague e MSF. No total, as empresas apresentaram 14 propostas com um valor entre os 325,4 e os 375 milhões de euros para a infra-estrutura, que terá uma extensão de 30 quilómetros.
O Ministério das Obras públicas, Transportes e Comunicações adiantou em comunicado que "a selecção dos dois concorrentes admitidos à fase de negociações e a adjudicação da concessão, terão por base a avaliação das propostas tendo em conta os critérios constantes do Programa de Concurso, os quais se enumeram: o valor da dívida sénior contratada por reembolsar no final da concessão; valor actualizado dos pagamentos por disponibilidade; qualidade da proposta; solidez da estrutura financeira, empresarial e contratual; envolvimento privado e grau de compromisso; datas de entrada ao serviço e níveis de qualidade de serviço e de segurança".