Notícia
Toys "R" Us fecha todas as lojas nos EUA. Negócio em Portugal está sob avaliação
Ao todo, são mais de 800 estabelecimentos encerrados e mais de 33 mil empregos perdidos nos EUA. No caso de Portugal e Espanha, a empresa está a estudar as suas opções.
A Toys "R" Us, empresa de brinquedos presente em Portugal, anunciou esta quarta-feira que vai encerrar ou vender todas as lojas nos EUA, após o fracasso do seu processo de reestruturação. Ao todo, são mais de 800 estabelecimentos que encerram e mais de 33 mil pessoas que irão ficar sem emprego.
Segundo fonte do Washington Post, citado pelo Correio da Manhã, o processo de reestruturação da empresa, com mais de seis décadas de operação, falhou mesmo, seis meses depois de ter pedido de protecção contra credores ao abrigo da lei de falências dos EUA.
À procura de soluções em solo norte-americano desde Setembro, a empresa não encontrou um comprador para a operação nem conseguiu reestruturar a sua dívida com os credores.
Já no início deste ano, foi revelado que a empresa pretendia encerrar cerca de 180 lojas nos EUA entre Fevereiro e Abril. No passado dia 9 de Março foi entretanto avançado que todas as lojas nos Estados Unidos iriam fechar.
A Toys "R" Us, que em tempos idos habitou o imaginário dos mais pequenos com todos os seus brinquedos, não conseguiu acompanhar os tempos e competir com o mercado online.
Entretanto, nas últimas horas, a agência Bloomberg noticia que a Toys "R" Us está a tentar vender as suas operações na Europa Central - o que inclui as operações na Alemanha, Áustria e Suíça. Em relação aos negócios na Austrália, França, Polónia, Portugal e Espanha, a empresa "está a considerar as suas opções". A retalhista do sector dos brinquedos sublinha, contudo, que as lojas nestes mercados internacionais estão abertas e a servir os seus clientes".
(Notícia actualizada às 09:57 do dia 15 de Março com a informação relativa às operações na Europa)