Notícia
Toyota substitui presidente nos EUA devido a assédio sexual
A Toyota Motor promoveu os seus dois executivos de topo de vendas nos EUA para apoiarem as suas operações num dos seus negócios mais lucrativos, substituindo assim o anterior presidente da América do Norte Hideaki Otaka, uma semana depois deste ter sido p
A Toyota Motor promoveu os seus dois executivos de topo de vendas nos EUA para apoiarem as suas operações num dos seus negócios mais lucrativos, substituindo assim o anterior presidente da América do Norte Hideaki Otaka, uma semana depois deste ter sido processado por assédio sexual.
A fabricante de automóveis japonesa nomeou Yukitoshi Funo presidente executivo da unidade da Toyota norte-americana e Jim Press presidente dos negócios norte-americanos.
Esta reestruturação surge um dia antes da empresa provavelmente anunciar lucros recorde pelo quarto ano consecutivo no quarto trimestre. As vendas de automóveis da Toyota nos EUA ultrapassaram os da DaimlerChrysler no mês passado pela primeira vez concedendo-lhe o número três no «ranking».
«Embora acredite que vou ser absolvido cheguei à conclusão de que o meu serviço como presidente iria servir como uma distracção e que não está nos maiores interesses desta empresa», explicou o anterior presidente, Hideaki Otaka (na foto) citado pela Bloomberg.
A Toyota também revelou que está a criar um painel, controlado por um antigo secretário do Trabalho dos EUS, Alexis Herman, para rever as suas políticas, procedimentos e acções em termos de descriminações e assédios.