Notícia
TIW lidera consórcio para o UMTS com parceiros portugueses
A Telesystem International Wireless (TIW) está a formar um consórcio concorrente à quarta licença de Universal Mobile Telecommunications System (UMTS) composto pela Cabovisão, Grupo Amorim,...
José Carlos Soares, porta-voz da Cabovisão contactado pela Canal de Negócios, afirma que «integramos o consórcio liderado pela canadiana TIW concorrente a uma das quatro licenças de UMTS. E o nosso projecto em termos técnicos é sem dúvida o melhor».
A posição que tomaremos no «consórcio ainda não está definida, faltando ainda o encerramento das outras parcerias», acrescenta a fonte.
Segundo apurou o Canal de Negócios para além daquelas empresas que já chegaram a acordo para integrarem o consórcio liderado pela TIW, a empresa de telecomunicações canadiana está a negociar com mais duas instituições financeiras e uma ou duas empresas na área de media para integrarem o consórcio que pretende arrecadar uma licença para operar com a tecnologia UMTS.
Segundo fonte próxima do processo, «a TIW é líder do consórcio e se a decisão não for política, aquele consórcio tem todos os requisitos para ganhar uma licença».
Na área de media, a Media Capital e a Impresa anunciaram que integrarão o consórcio da ONI Way, concorrente também a uma das licenças que o Instituto de Comunicações de Portugal (ICP) vai conceder de terceira geração móvel, com uma posição de 3% e 4%, respectivamente.
Segundo Mark Boulet, porta-voz da TIW, o «único comentário que posso fazer é que estamos ainda em negociações com parceiros locais e assim que formarmos o consórcio, anunciaremos ao mercado».
O prazo para entregas das propostas concorrentes às licenças de UMTS termina dia 29 de Setembro às 16h. O ICP tem até ao dia 29 de Dezembro para divulgou o resultado do concurso. As três actuais operadoras móveis deverão adquirir três das quatro licenças para operar na tecnologia UMTS. A quarta licença está a ser disputado entre a ONI Way e agora pela TIW.