Notícia
TAP fecha parceria com a TAM
A TAP e a brasileira TAM assinaram hoje um memorando de entendimento onde formalizam uma parceria para a partilha de voos. O acordo, que deverá estar operacionalizado em Julho, visa aproveitar as sinergias entre as respectivas redes, produtos e serviços,
A TAP e a brasileira TAM assinaram hoje um memorando de entendimento onde formalizam uma parceria para a partilha de voos. O acordo, que deverá estar operacionalizado em Julho, visa aproveitar as sinergias entre as respectivas redes, produtos e serviços, nas rotas entre o Brasil e Portugal.
Para a TAP, a aliança irá envolver destinos operados pela TAM para diversas cidades brasileiras, casos de Manuas, Belo Horizonte, Florianópolis, Belém e Manaus. Em contrapartida, a TAM poderá comercializar os voos que a TAP realiza para Lisboa, Porto, Funchal e Faro.
Este acordo ganha particular importância para a TAP conseguir assegurar a distribuição dos passageiros que voam para o Brasil e têm como destino final aeroportos ainda não operados pela companhia portuguesa. Mais importante ainda, esta aliança vai permitir à companhia fortalecer o "hub" de Lisboa como porta de entrada dos brasileiros na Europa. A parceria reforça assim a posição da TAP na Star Alliance enquanto fornecedora de voos para o Brasil, pois reforça a sua capacidade de distribuição de passageiros pelas várias cidades daquele país.
Fernando Pinto, num comunicado distribuído pela própria companhia, sublinha que "a partir da agora a TAP passa a dispor de um parceiro internacional local como uma das maiores redes de serviços, quer domésticos, quer internacional".
Já Marco Antonio Bolgna, presidente da TAM, considera que o acordo vai permitir à transportadora "oferecer novas opções de voos no segmento internacional e outra importante porta de entrada na Europa, tanto para o mercado de turismo quanto para o de negócios".
Além da TAP, a TAM tem também um acordo de code-share com a Air France/KLM, a líder da Sky Team, precisamente a grande rival da Star Alliance. Neste contexto, o acordo entre a TAP e a TAM pode ser vista como primeira aproximação da Star Alliance à companhia brasileira, após a Varig ter saído da aliança devido ao seu colapso financeiro.