Notícia
"'Spin-off' da Sonae Capital será concretizado em Janeiro"
Paulo Azevedo afirmou hoje que a cisão da Sonae Capital da Sonae SGPS vai ser concretizada em Janeiro. Falta ainda definir a estrutura de negócios e a gestão da futura empresa
Paulo Azevedo afirmou hoje que a cisão da Sonae Capital da Sonae SGPS vai ser concretizada em Janeiro. Falta ainda definir a estrutura de negócios e a gestão da futura empresa.
O presidente do grupo Sonae disse, à margem de uma conferência sobre "corporate governance" organizada pela Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) no âmbito da presidência da União Europeia, que os preparativos para a cisão da Sonae Capital deverão estar prontos até ao final do ano.
Paulo Azevedo, disse que para a separação ser efectiva falta "fazer muita coisa", nomeadamente decidir qual o "portfolio" de negócios que fará parte da Sonae Capital e criar os órgãos de governo da nova sociedade.
A Sonae Capital está presente em cinco áreas de negócio. Na área do turismo, detém o complexo Tróia Resort, o Porto palácio hotel, a Casa da Ribeira, o Aparthotel Aqualuz e a Solinca Eventos e Catering.
No sector de engenharia e imobiliário, a Sonae Capital possui a empresa Contacto, Cinclus, Praedium e Spinveste. Na área de gestão de equipamentos, a empresa conta com companhias como a Selfrio, SMP, Sistavec e a SKK.
Na corretagem de seguros, a Sonae Capital detém a Sonae Re, a mds e a Cooper Gay. A divisão de capital de risco agrega todos os outros investimentos da empresa, contando com companhias como a Box lines, Solinca, Choice Car. Em parceria com a Endesa, a Sonae Capital tem a Sodesa e a TP (energias renováveis)
A Sonae Capital está também presente em auto-estradas como a Norsut e a Operscut.