Notícia
Sony muda sede da PlayStation para a Califórnia
A tecnológica japonesa Sony vai transferir para a Califórnia a sua unidade de videojogos. O objectivo é potenciar as vendas e adaptar-se melhor às alterações no sector.
A nipónica Sony está a mudar a sede da unidade de videojogos de Tóquio no Japão para a Califórnia nos Estados Unidos.
De acordo com um comunicado da empresa, a Sony Computer Entertainment, dedicada ao negócio electrónico vai fundir-se com a filial baseada na Califórnia, a Sony Network Entertainment International, que actualmente trabalha os serviços em rede de consolas para consumo doméstico - a PlayStation 4.
A empresa resultante da fusão passará a chamar-se Sony Interactive Entertainment e entrará em actividade no próximo mês de Abril na localidade norte-americana de San Mateo, refere o comunicado.
Com esta decisão a Sony pretende "integrar as actividades de ‘hardware’ e ‘software’ da PlayStation com as operações em rede". O objectivo é converter a área de videojogos "numa unidade mais forte" e "capaz de acelerar as vendas", referiu Andrew House, presidente de Sony Computer Entertainment.
As vendas globais da consola Playstation 4 superaram, no passado mês de Novembro, os 30,2 milhões de unidades, mais do dobro da Xbox One de Microsoft, lançada um mês antes, e triplicaram os 10 milhões da Wii U de Nintendo, comercializada desde final de 2012.
O equipamento, vendido pela primeira vez nos Estados Unidos a 15 de Novembro de 2013, mantêm, mesmo assim, o maior ritmo de venda das consolas da Playstation, dois anos depois de ser lançada no mercado.
Os analistas dizem que a decisão da Sony se justifica pelo facto dos Estados Unidos serem o primeiro mercado mundial de videojogos em volume de vendas, ligeiramente acima da Europa e muito longe do Japão onde o sector de videoconsolas está em declínio perante a crescente popularidade dos jogos para "smartphones".