Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonaecom justifica porque mantém preço da OPA nos 9,50 euros

A Sonaecom, no registo da oferta pública de aquisição sobre a Portugal Telecom, mantém a contrapartida da oferta nos 9,50 euros, justificando que o preço representa um “prémio substancial face a performance histórica das acções da PT em bolsa”.

  • ...

A Sonaecom, no registo da oferta pública de aquisição sobre a Portugal Telecom, mantém a contrapartida da oferta nos 9,50 euros, justificando que o preço representa um "prémio substancial face a performance histórica das acções da PT em bolsa".

O montante potencial máximo dos fundos necessários à aquisição da totalidade das acções é de cerca de 10,7 mil milhões de euros, cuja disponibilidade a Sonaecom diz estar assegurada.

O valor de 9,50 euros estará disponível no terceiro dia útil seguinte à data da sessão especial de Bolsa destinada a apurar os resultados da oferta.

Apesar de os analistas e investidores apelarem à empresa para rever em alta o preço da OPA, a Sonaecom manteve os 9,50 euros por acção, pois diz que "a contrapartida oferecida representa um prémio substancial face a performance histórica das acções da PT em Bolsa".

Justifica que a contrapartida oferecida na Oferta em Portugal representa um prémio de 20,7%, e adicionando o dividendo distribuído aos accionistas da PT, um prémio ajustado de 26,7%, relativamente à cotação média ponderada das acções (7,87 euros), nos seis meses anteriores à data do anúncio preliminar, em Fevereiro do ano passado.

Utilizando múltiplos do sector face aos da PT, a Sonae com diz que a sua oferta representa um prémio de 48,3% face à estimativa de resultados para 2006, de 21,8% quando a previsão é para os resultados de 2007 e de 10,9% para 2008.

A PT transacciona com a 8 vezes o EBITDA de 2006, quando o múltiplo do sector, de acordo com a Sonaecom, é de 6,8 vezes.

"A contrapartida oferecida avalia a PT a um múltiplo implícito EV/EBITDA’06E Ajustado de 8.0x, o que é significativamente superior aos múltiplos pagos em transacções verdadeiramente comparáveis que aconteceram no sector europeu de telecomunicações", diz a Sonaecom, utilizando 6,7 vezes a média de duas aquisições anteriores.

A empresa diz ainda que o preço da OPA "é significativamente superior à média dos valores justos para a PT dos analistas de bancos de investimento líderes internacionais e nacionais que publicaram recomendações sobre a PT nos últimos seis meses. Utilizando as estimativas de seis casas de investimento, a Sonaecom diz que a avaliação média da PT é de 8,58 euros.

As acções da Portugal Telecom têm transaccionado nas últimas sessões acima dos 10 euros, mais de 5% acima do preço da OPA.

Ainda assim, a Sonaecom, até duas semanas antes do fim do período da OPA, poderá ainda rever em alta a contrapartida da oferta. Ontem o Credit Suisse publicou uma nota onde diz que a Sonaecom pode subir a oferta até 11 euros por acção.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio