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Sonae Sierra regista perdas de 94 milhões no primeiro semestre

A Sonae Sierra registou um prejuízo de 94,2 milhões de euros no primeiro semestre do ano, contra lucros de 16,2 milhões no período homólogo de 2008, anunciou a empresa em comunicado à CMVM.

05 de Agosto de 2009 às 18:14
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A Sonae Sierra registou um prejuízo de 94,2 milhões de euros no primeiro semestre do ano, contra lucros de 16,2 milhões no período homólogo de 2008, anunciou a empresa em comunicado à CMVM.

Esta variação deve-se essencialmente ao resultado indirecto, “que foi afectado de forma adversa pelos aumentos constantes das taxas de capitalização de mercado ('yields') na Europa, apesar de já se terem verificado melhorias operacionais no portfolio de centros em operação em Portugal e na Alemanha, ainda que insuficientes para compensarem o efeito das 'yields'”, salienta o documento da empresa liderada por Álvaro Portela.

Nos seis meses em análise, o resultado directo da Sonae Sierra atingiu os 35,2 milhões de euros, valor que compara com 33 milhões registados no período homólogo de 2008.

Os proveitos operacionais dos centros comerciais ficaram 7% acima dos registados na primeira metade de 2008, “muito por causa do aumento do portfolio com as aberturas em 2008 na Europa do Freccia Rossa, Plaza Mayor Shopping, Gli Orsi e Pantheon Plaza, e em 2009 do Manauara no Brasil”, refere o comunicado.

Quanto à margem operacional líquida da empresa, esta atingiu os 85,9 milhões de euros no primeiro semestre de 2009, um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado.

“O resultado da empresa foi afectado pelo sucedido ao nível do resultado indirecto. Nesta área, os accionistas da empresa mãe registaram uma perda de 113,9 milhões de euros no final do primeiro semestre de 2009, enquanto no mesmo período de 2008 tinham registado uma perda de 7,7 milhões”, explica a empresa.

A Sonae Sierra diz ainda que o valor de mercado das propriedades de investimento continua a ser afectado pelo clima negativo no mercado imobiliário da maioria dos países desenvolvidos em que a empresa opera. “Esse contexto implicou um ajustamento em alta das taxas de capitalização (yields) aplicadas nas avaliações efectuadas nos activos imobiliários situados nesses países, aumento esse que equivale a uma redução de valor dos correspondentes activos”, salienta.

Os proveitos directos da empresa cresceram 1%, para 150,1 milhões de euros, segundo o comunicado.

A empresa sublinha que a sua estratégia de crescimento e expansão prossegue, apesar de ter ajustado os “timings” de desenvolvimento à evolução dos mercados financeiros e de retalho. “No Brasil, a Sonae Sierra concluiu com sucesso o desenvolvimento do Manauara Shopping (Manaus), que representa um investimento de 88 milhões sde euros, e foi inaugurado no dia 6 de Abril com quase 100% da sua ABL já comercializada. No final do primeiro semestre de 2009, a Empresa prosseguiu com a construção de dois novos centros comerciais e uma expansão, e tem em projecto um total de 14 novos centros comerciais em Portugal, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil”, refere.

Em Portugal, a Sonae Sierra está actualmente a desenvolver o LeiriaShopping (Leiria), um investimento de 75 milhões de euros, e a expansão do GuimarãeShopping (Guimarães) que tem conclusão prevista para o último trimestre de 2009, com um “tenant-mix” renovado que inclui uma nova loja da FNAC.

Na Alemanha, a empresa está a terminar o Loop 5 (Weiterstadt), que tem inauguração estimada para o próximo dia 9 de Outubro. Este centro representa um investimento de 265 milhões de euros e já tem 95% da sua ABL comercializada.

Recorde-se que a Sonae Sierra registou um prejuízo de 87,5 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, contra lucros de 21,8 milhões no período homólogo de 2008.

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