Notícia
Sonae investe no oitavo «shopping» no Brasil
A Sonae Sierra Brasil, veículo de investimento da ex-Sonae Imobiliária no Brasil, firmou uma parceria com a Tivoli Empreendimentos e Participações com vista à ampliação do Shopping Campo Limpo que implicará gastos de 70 milhões de reais (19,7 milhões de e
A Sonae Sierra Brasil, veículo de investimento da ex-Sonae Imobiliária no Brasil, firmou uma parceria com a Tivoli Empreendimentos e Participações com vista à ampliação do Shopping Campo Limpo que implicará gastos de 70 milhões de reais (19,7 milhões de euros).
A Sonae Sierra e a Sierra Enplanta vão ficar com 20% do empreendimento e os restantes 80% serão detidos pela parceira Tivoli Empreendimentos e Participações, disse ao Jornal de Negócios Online fonte oficial do grupo.
Apesar da posição minoritária, a Sierra Enplanta será a gestora do novo «shopping» que será o oitavo do grupo em território brasileiro.
O empreendimento já ocupa um terreno de 32 mil m2, que engloba a área onde funciona o supermercado Compre Bem do grupo Pão de Açúcar e, com o novo projecto haverá uma expansão da área construída, que deverá alcançar cerca de 58 mil m2.
Com a ampliação, o novo centro comercial contará com 135 lojas, cinco salas de cinema quatro lojas âncoras, 14 restaurantes de «fast food», entre outras opções de serviços, anuncia a empresa em comunicado.
A inauguração do novo «shopping center» está prevista para 2006 e deverá gerar 1.200 novos empregos.
Em comunicado, a empresa explica o novo investimento no Brasil.
«Hoje, com uma população de cerca de 960 mil habitantes e 281 mil domicílios residenciais, distribuídos entre os bairros de Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim São Luis e Vila Andrade, além dos municípios de Taboão da Serra e Embu das Artes, existe na região uma procura estimada em gastos de 230 milhões de reais (65 milhões de euros) por mês».
«Estes indicativos reforçam ainda mais a necessidade do aumento de opções de compra aos consumidores desta região, que é umas das mais carentes em infra-estrutura urbana», adianta o presidente executivo da Sonae Sierra Brasil e director da Sierra Enplanta, João Pessoa Jorge.
No Brasil, a Sonae Sierra Brasil através da Sierra Enplanta gere sete centros comerciais cujas vendas cresceram 23% em 2004, totalizando 1,5 mil milhões de reais (423 milhões de euros).
No total, a empresa administra, em solo brasileiro, contratos com 1.065 lojistas, instalados em mais de 220 mil metros quadrados de lojas, gerando 15 mil empregos directos e indirectos.
O Brasil representa 5% da facturação do grupo nacional mas Pessoa Jorge acredita que este mercado possa representar 20% nos próximos anos.
Além deste novo projecto, a Sonae Sierra não detalha novas apostas nesta área no Brasil. Está previsto um novo «shopping» do grupo em Curitiba (Paraná) e as cidades de Salvador e Florianópolis são outros potenciais destinos do investimento para os próximos anos.
No sul, mais especificamente, no Rio Grande do Sul, a Sonae decidiu investir em «shopping» mas sozinha através da unidade de distribuição.
* Correspondente em São Paulo