Notícia
Sonae Imobiliária quer triplicar capitalização bolsista em 5 anos
A Sonae Imobiliária pretende triplicar a sua capitalização bolsista dentro dos próximos cinco anos, revelou hoje presidente da empresa, Álvaro Portela, que considera a empresa subavaliada no mercado de capitais.
Em conferência de imprensa para apresentação dos resultados do ano 2000, Álvaro Portela afirma «o nosso objectivo é triplicar a capitalização bolsista num prazo de cinco anos».
A capitalização bolsista da Sonae Imobiliária situa-se actualmente nos 547,5 milhões de eruos (109 milhões de contos), números que traduzem uma valorização de 16,3% desde o inicio do ano.
O responsável da empresa sublinhou que o caminho para atingir este objectivo passa pela valorização da empresa em Bolsa, considerando que esta se encontra subavaliada.
Valor dos activos supera capitalização bolsistaO NAV, ou o valor dos activos da Sonae Imobiliária, no final de 2000, era de 752 milhões de euros (150 milhões de contos), ou 20,05 euros (4.019 escudos) por acção, valor que supera a cotação de fecho da empresa na sessão de hoje em 37%.
Álvaro portela afirmou que a possibilidade de a empresa realizar um aumento de capital «não está em causa neste momento», mas sublinhou que «se verificarmos ser necessário poderemos fazer essa proposta aos accionistas», caso surja uma oportunidade de concretizar um negócio.
O responsável da Sonae Imobiliária explicou ainda que a quando da entrada em Bolsa da empresa em 1997, «foi assumido um compromisso de não efectuar um aumento de capital até 1999, prazo que já foi cumprido».
Relativamente à possibilidade de levar a cabo aquisições para cumprir o objectivo avançado, Portela adiantou que a empresa «está atenta ao processo de consolidação do sector que está a decorrer a nível europeu e poderá actuar se surgir uma oportunidade».
«Há empresas que nos podem interessar para fortalecer a nossa posição», disse, sublinhando que ao longo dos próximos anos a Sonae Imobiliária pretende consolidar a liderança do sector em Portugal e assumir-se como um dos principais “players” a nível europeu».
A Sonae Imobiliária está presente em Portugal, Espanha, Grécia, Alemanha, Itália e Brasil.
As possíveis aquisições podem ocorrer em Itália, Alemanha e Espanha. «O investimento não vai depender da área geográfica mas sim da oportunidade do negócio», disse.
A Sonae Imobiliária não tem nenhum plano para aumentar o «free float», que se situa nos 25%.
A Sonae Imobiliária fechou nos 14,59 euros (2.925 escudos), a perder 0,07%.