Notícia
Sonae Imobilária investe 284 milhões na Alemanha
A Sonae Imobiliária prevê investir cerca de 284 milhões de euros na Alemanha, ao longo dos próximos 3 a 4 anos, revelou Álvaro Portela, na apresentação dos resultados do ano 2000.
A empresa do grupo liderado por Belmiro de Azevedo vai investir um total de 916,5 milhões de euros (183 milhões de contos) no desenvolvimento das suas actividades no sector da promoção dos centros comercias e de lazer, ao longo próximos anos.
Entre os investimetnos previstos, «os projectos da Alemanha representam 31% do total», o equivalente a 284 milhões de euros (56,93 milhões de contos), revelou o presidente da empresa.
No ano passado a Sonae Imobiliária constituiu a Sonae Wefp Shopping, uma joint-venture com uma companhia alemã, para a promoção de centros comerciais na Alemanha.
Portela considerou que esta parceria constitui «uma excelente oportunidade» para a expansão da empresa naquele que é o maior mercado europeu do sector.
«É aqui que vamos começar, mas vamos desenvolver novas oportunidades e áreas de negócio na Alemanha», disse.
O presidente da empresa considerou no entanto que o mercado alemão «é díficil» tendo em conta a forte concorrência e o facto de já ter atingido a maturidade.
França é possibilidade de investimento«A França é outro território onde gostariamos de investir, uma vez que se encontra na mesma área de influência da empresa no mercado europeu», afirmou, sublinhando, no entanto, que de momento «estamos apenas em fases de estudos e análises».
A Sonae Imobiliária está presente em Portugal, Espanha, Grécia, Alemanha, Itália e Brasil.
«Só vamos investir em França, quando e se encontrarmos os parceiros e os projectos certos e apenas se tivermos a certeza que podermos ser um “major player” desse mercado», referiu Portela.
Em Portugal a empresa prevê investir 106,5 milhões de euros (21,35 milhões de contos), ao longo dos próximos 3 a 4 anos.
A empresa pretende apostar na expansão a nível internacional, seguindo uma política de parcerias para aproveitar o «know how» de companhias locais, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.
A Sonae Imobiliária fechou nos 14,59 euros (2.925 escudos), a perder 0,07%.