Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae investe milhões em empresa alemã de segurança na “cloud”

O “braço” tecnológico do grupo português subscreveu na totalidade a ronda de financiamento da Secucloud, uma empresa alemã que fornece soluções de cibersegurança para operadores de telecomunicações.

O CaixaBI destaca o facto de a Sonae Capital ter vendido activos considerados não-core, focando-se na área do turismo, numa altura em que o país está a registar um 'boom' neste sector. 'A Sonae Capital é agora uma empresa mais orientada para o turismo (operando através do Tróia Resort), com exposição a um negócio de rápido crescimento (ginásios) e a investir em negócios mais estáveis, como a energia', salienta a nota de análise. Os analistas admitem que 'a história da Sonae Capital não é fácil de acompanhar' devido às mudanças de portfólio, mas acreditam que 'a empresa pode tirar partido do ‘boom’ do turismo, dos vistos ‘gold’ e da popularidade única que de que o país está a ser alvo entre a comunidade de viajantes'. O CaixaBI avalia a empresa liderada por Paulo Azevedo em 1,05 euros, o que confere à cotada um potencial de subida de 13,76% face ao valor de fecho de sexta-feira.
A Sonae IM é liderada por Cláudia Azevedo. Paulo Duarte
23 de Novembro de 2017 às 11:58
  • ...

No último mês, a Sonae Investment Management (Sonae IM) firmou três operações internacionais de entrada no capital de empresas sediadas na Europa e nos Estados Unidos.

 

Depois de, em Outubro, ter investido seis milhões de euros na Ometria, plataforma londrina de marketing na área da inteligência artificial, e, há uma semana, se ter tornado accionista da norte-americana Arctic Wolf Networks, empresa especialista em cibersegurança, anunciou hoje, 23 de Novembro, uma nova operação internacional.

 

O "braço" tecnológico da Sonae subscreveu na totalidade a ronda de financiamento da Secucloud, uma empresa alemã, baseada em Hamburgo, que fornece soluções de cibersegurança para operadores de telecomunicações.

 

A empresa liderada por Cláudia Azevedo não divulgou o valor do investimento na Secucloud, mas o Negócios sabe que a operação foi fechada "na casa dos milhões de euros".  

 

A tecnologia da Secucloud "permite aos operadores de telecomunicações proteger de forma simples e eficaz todos os dispositivos dos seusclientes particulares e empresariais", adianta a Sonae, em comunicado.

 

A Sonae IM junta-se, assim, a uma estrutura accionista composta por investidores e individualidades de referência na Alemanha, "contribuindo com a sua elevada exposição internacional ao sector da cibersegurança e a operadores de telecomunicações, à escala global", enfatiza a mesma fonte.

 

A transacção marca o primeiro investimento da Sonae IM numa geografia crucial como a da Alemanha.

 

"A Secucloud encontra-se totalmente alinhada com a nossa estratégia de investimento em torno de cibersegurança e tecnologia para ‘telecoms’. Acreditamos que se trata de uma das mais promissoras empresas europeias de cibersegurança, liderada por uma equipa de gestão experiente, com um elevado conhecimento do mercado, alicerçada em tecnologia própria e de fácil adopção para os operadores de telecomunicações", afirma Carlos Alberto Silva, administrador executivo da Sonae IM.

 

Já Dennis Monner, CEO da Secucloud, diz que os responsáveis da empresa estão "satisfeitos por ter encontrado um investidor internacional estratégico de renome como a Sonae IM. Com os seus investimentos em telecomunicações e através do seu portfólio, possui acesso a mais de 150 operadores em todo o mundo", afiançando que "esta parceria estratégica permitirá à Secucloud uma expansão internacional ainda mais ampla e célere".

A empresa pretende usar o investimento "para prosseguir a expansão comercial internacional, escalar a operação e continuar a desenvolver a sua tecnologia de modo a responder ao ambiente de ameaças digitais em constante evolução".

 

Com a entrada na Secucloud, a Sonae IM reforça o seu portfólio de cibersegurança, que conta já com a Arctic Wolf Networks e a S21Sec, além da Sysvalue, adquirida no ano passado.

 

A Sonae IM gere um portefólio diversificado de negócios nas áreas de retalho, serviços financeiros, tecnologia, centros comerciais e telecomunicações, e mais de seis mil milhões de euros de facturação.

 

A empresa presidida por Cláudia Azevedo terminou 2016 com mais de 11 investimentos directos em diversos tipos de empresas tecnológicas - quer de arranque quer em fase de crescimento. Investiu também recentemente como LP em três fundos geridos pela Armilar Venture Partners, que detêm participações em 22 empresas. 

 

Ver comentários
Saber mais sonae secucloud cloud cibersegurança
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio