Notícia
SoftBank vai investir 25 mil milhões de dólares na Arábia Saudita
Mais de metade do valor será aplicado na Neom, a cidade que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman pretende construir na costa do Mar Vermelho.
O SoftBank vai investir 25 mil milhões de dólares (cerca de 21,3 mil milhões de euros) na Arábia Saudita nos próximos três a quatro anos, avança a Bloomberg, citando fontes próximas do grupo.
Mais de metade desse montante (15 mil milhões) será investido pelo grupo japonês numa nova cidade chamada Neom, que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman planeia construir na costa do Mar Vermelho.
Segundo as mesmas fontes, o Vision Fund, do Softbank, também tem planos para investir até 10 mil milhões de dólares na Saudi Electricity, controlada pelo Estado, para desenvolver a aposta em energias renováveis.
Para colocar o montante total em perspectiva, a Bloomberg cita dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que mostram que o investimento estrangeiro directo na Arábia Saudita totalizou 7,45 mil milhões de dólares no ano passado, menos de um terço do que está planeado pelo SoftBank.
A Arábia Saudita já informou que o projecto Neom será apoiado por mais de 500 mil milhões de dólares do governo saudita, do fundo soberano e de investidores locais e internacionais.
O plano que pressupõe uma área de cerca de 25.900 quilómetros quadrados para desenvolvimento urbano inclui também uma ponte sobre o Mar Vermelho para ligar a nova cidade ao Egipto e ao resto de África.