Notícia
Soares da Costa pré-qualificada para o Metro de Atenas
A construtora portuguesa Soares da Costa está pré-qualificada para o Metro de Atenas, em consórcio com a empresa local grega Pantechnicki para uma empreitada de 570 milhões de euros, que vem reforçar o interesse na empresa nortenha na construção de metrop
A construtora portuguesa Soares da Costa está pré-qualificada para o Metro de Atenas, em consórcio com a empresa local grega Pantechnicki para uma empreitada de 570 milhões de euros, que vem reforçar o interesse na empresa nortenha na construção de metropolitano.
A Soares da Costa já tinha anunciado o seu interesse no Metro de Atenas, onde irá enfrentar algumas das maiores construtoras europeias, como a francesa Vinci, em consórcio com a Siemens e a construtora grega Aktor.
No concurso, segundo a Bloomberg, estão ainda a espanhola FCC, em agrupamento com a segunda maior construtora grega, a J&P-Avax. Foram ainda pré-qualificadas as empresas Terna, Ghella, Impreglio, Aegek, Ansaldo e Michaniki.
A empreitada tem um prazo de execução de quatro anos, desde a data da assinatura do contrato de adjudicação, consistindo na construção de um troço com sete novas estações entre o subúrbio de Haidari em Atenas e Piraeus, o principal porto por onde passam os turistas que viajam pelas ilhas gregas. Este troço deverá servir cerca de 160 mil passageiros.
O concurso terá uma ‘short-list’ no final deste ano e nessa altura os concorrentes escolhidos deverão apresentar as suas propostas financeiras.
Soares da Costa aposta no metro de Telavive
A construtora portuguesa, que sofreu agora alterações accionistas, com a saída do presidente Laurindo Costa, que vendeu a sua posição à Investifino, detida por Manuel Fino, está em negociações para o Metro de Telavive, em Israel, uma obra orçada em 1,6 mil milhões de euros.
Até quatro de Outubro, a construtora irá apresentar a sua proposta final, integrada no consórcio Metro Transport Solutions (MTS), onde participam ainda, em partes iguais, a multinacional alemã Siemens (fornecedora de material circulante), a maior empresa rodoviária israelita, a Egged (como operadora), a empresa de construção civil chinesa CCECC e uma empresa de construção civil local, a África-Israel (do empresário de diamantes Lev Levayev).
O agrupamento, que foi escolhido para a fase de ‘shot-list’ tem como concorrente o consórcio da Alstom e da mesma Vinci que está também na obra de Atenas.