Notícia
Severstal define intervalo de preços para dispersão na Bolsa de Londres
A siderúrgica russa Severstal definiu hoje o intervalo de preços para a dispersão na London Stock Exchange (LSE) de 10% a 15% do seu capital, estabelecendo que as novas acções, que serão colocadas no mercado londrino no final do ano, sejam lançadas por 11
A siderúrgica russa Severstal definiu hoje o intervalo de preços para a dispersão na London Stock Exchange (LSE) de 10% a 15% do seu capital, estabelecendo que as novas acções, que serão colocadas no mercado londrino no final do ano, sejam lançadas por 11 a 13,5 dólares (8,65 a 10,62 euros).
Com a colocação das suas acções no Reino Unido, que sucede à dispersão de 10% do capital na bolsa de Moscovo, a Severstal deverá conseguir entre um e dois mil milhões de dólares (769 milhões de euros a 1,57 mil milhões de euros), de acordo com o Financial Times. O preço definitivo deve ser anunciado no final da próxima semana, segundo a mesma fonte.
O fundador e presidente da Severstal, Alexei Mordashov, tem actualmente uma participação de 90% na companhia, que deverá recuar para 75% a 80% após a operação na LSE. Na sexta-feira, as acções da Severstal cotavam a 12,8 dólares (10,06 euros), dentro do intervalo definido para o lançamento das acções em Londres.
Um dos objectivos de Alexei Mordashov é transformar a Severstal num dos gigantes mundiais do aço. A produção da companhia russa ronda actualmente os 20 milhões de toneladas por ano. A maior siderúrgica mundial é a Arcelor Mittal, que tem uma produção de 110 milhões de toneladas.