Notícia
Sapec vende participações minoritárias em Portugal
A Sapec anunciou hoje a venda de participações minoritárias detidas em quatro terminais portuários em Portugal, por não ter conseguido garantir o controlo dos operadores onde estava presente.
A Sapec irá vender 47,5% da Sotagus, 30% da TMB, em Lisboa, 20% da TLC e 5% da TCGL, do Porto, prevendo que o negócio esteja concluído até final de Novembro.
Com a operação, a «holding» belga com operações principalmente em Portugal e Espanha vai poupar 5,3 milhões de euros (1,063 milhões de contos) afectos a uma dívida contraída por uma das empresas onde detinha parte do capital. O montante da venda ascenderá aos 10,5 milhões de euros (2,105 milhões de contos), segundo o referido comunicado.
«Após um período de co-gestão, a Sapec chegou à conclusão que o objectivo de controlo (dos terminais onde era accionista) não era alcançável em condições aceitáveis e desde então optou por uma cessão total das suas participações a um actor local do sector», explica o comunicado da empresa. A Sapec não referiu o comprador das suas posições.
A Sapec adquiriu estas participações no âmbito de privatizações realizadas durante 1999 e 2000, tendo gerido até agora os terminais em parceria com empresas nacionais.
As acções da Sapec fecharam nos 33,60 euros (6.736 escudos), a ganhar 0,6% na Bolsa de Bruxelas.