Notícia
Santander diz posição BPI meramente financeira; reitera crescimento orgânico (act)
A posição detida pelo Santander no BPI é «meramente financeira» e posicionamento da estratégia do banco não sofreu alterações, revelou ao Negocios.pt fonte da administração, reforçando a visão de crescimento orgânico.
As declarações têm como objectivo dissipar dúvidas levantadas por uma notícia publicada hoje pelo «Semanário Económico» que avançava que o Santander estava a estudar uma operação de concentração com o Banco BPI, onde já detém uma participação directa e indirecta de 9%.
Os títulos da instituição liderada por Artur Santos Silva chegaram a valorizar um máximo de 4,95% para os 2,12 euros, com quase 1,4 milhões de papéis negociados, tornando-se na empresa mais transaccionada na sessão.
A posição do Santander no BPI [BPIN] é «meramente financeira e (a visão estratégica sobre a mesma) não sofreu alterações», explicou ao Negocios.pt fonte do Santander em Lisboa, acrescentando que a mesma ascende aos 5,3%.
«A política de crescimento do banco não sofreu alterações», revelou a mesma fonte, referindo-se à estratégia de expansão de actividade por via orgânica, uma posição reiterada pelo presidente do Grupo Santander, Emílio Botín, na apresentação dos resultados anuais esta semana.
«Não estamos de compras», referiu na altura o responsável pela maior instituição financeira da Península Ibérica.
As acções do BPI subiam 2,97% para 2,08 euros.