Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

RTP com resultado operacional de 7 milhões de euros

O resultado operacional da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) passou de 1,8 milhões de euros negativos no primeiro semestre do ano passado para 7,1 milhões de euros positivos nos primeiros seis meses de 2005. Os prejuízos desceram de 16,9 milhões para 11

06 de Setembro de 2006 às 12:07
  • ...

O resultado operacional da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) passou de 1,8 milhões de euros negativos no primeiro semestre do ano passado para 7,1 milhões de euros positivos nos primeiros seis meses de 2006. Os prejuízos desceram de 16,9 milhões para 11,9 milhões de euros, divulgou a empresa hoje em comunicado.  

Já o "cash-flow" operacional cresceu 145,9%, de 6,3 milhões de euros no primeiro semestre do ano passado para 15,6 milhões em 2006.

De acordo com a empresa, o primeiro semestre "confirmou a tendência de melhoria dos resultados  operacionais  do  Grupo  Rádio e  Televisão  de  Portugal, [...] excedendo o cumprimento do acordo de reestruturação financeira de 2003".Os custos operacionais subiram 2,1% para 135,2 milhões de euros.

Apesar destes valores, a RTP teve ainda no primeiro semestre deste ano prejuízos de 11,9 milhões de euros. Ainda assim, uma melhoria face ao período homólogo, quando o resultado líquido era de 16,9 milhões de euros no sinal vermelho.

Tais resultados, explica a RTP, foram consequência do aumento das receitas comerciais, através da diversificação de proveitos que compensaram a redução das receitas de publicidade (crescimento de 2,6% para 33 milhões); incremento da receita da Contribuição Audiovisual (mais 26,7% para os 47,3 milhões); contenção da subida dos custos operacionais abaixo da taxa de inflação.

A estação pública afirma que os resultados líquidos negativos são inferiores aos custos financeiros, "estes quase que exclusivamente resultantes da dívida acumulada do passado".

"Os resultados do primeiro semestre permitem concluir que, pelo quarto ano consecutivo, será possível exceder as metas definidas no Plano Financeiro de Médio e Longo Prazo anexo ao Acordo de Reestruturação Financeira", conclui a RTP.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio