Notícia
Rocket Internet prepara IPO. Empresa pode valer três mil milhões de euros
A empresa alemã de comércio electrónico está a preparar uma oferta pública inicial, que deverá realizar-se ainda este ano, na bolsa de Frankfurt. A operação pode avaliar a empresa em três mil milhões de euros.
- 2
- ...
A Rocket Internet prepara-se para entrar em bolsa. De acordo com a imprensa internacional, a empresa de comércio electrónico alemã está a preparar, ainda para este ano, uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) para a bolsa de Frankfurt. No decurso desta operação, a empresa pode ser avaliada em três mil milhões de euros, de acordo com uma fonte da agência Bloomberg, que preferiu manter o anonimato.
Para gerir uma lista de potenciais interessados, a empresa germânica contratou os bancos Berenberg, JP Morgan Chase e Morgan Stanley. "Focamo-nos no que é melhor para a empresa e isso está a concentrar as nossas operações, de forma a construirmos um negócio para o longo prazo", referiu Andreas Winiarski, porta-voz da empresa, citado pela agência norte-americana.
A Rocket Internet "nasceu" em 2007 e foi fundada pelos irmãos Samwer: Alexander, Marc e Oliver. A companhia conseguiu gerar receitas através do comércio electrónico e foca-se em capital de risco e incubadoras de start-ups. Aliás, a empresa – de acordo com a informação disponível no seu site – considera que é a maior incubadora de projectos na Internet, tendo escritórios em 25 países, entre os quais Portugal, onde tem uma estrutura no Porto.
Há algumas semanas, a Alibaba, empresa chinesa de comércio electrónico, deu entrada com o processo para admitir as suas acções na Bolsa de Nova Iorque, numa operação que poderá ser a maior de sempre em Wall Street. É uma das estreias em bolsa mais esperadas do ano.
Jack Ma, antigo professor de inglês, fundou a Alibaba há 15 anos no seu apartamento na cidade chinesa de Hangzhou. Partiu de um investimento inicial de 60 mil dólares, que captou em conjunto com 18 amigos. Desde então, a empresa assistiu a um forte crescimento. Hoje é a maior retalhista online chinesa, com uma quota de mercado de 80%. E pode ser responsável pelo maior IPO de sempre no sector tecnológico, ultrapassando o Facebook que, em 2012, encaixou 16 mil milhões.