Notícia
Ricardo Salgado defende maior eficiência nos gastos da saúde
O presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, reconhece que “o sector da saúde tem conhecido em Portugal uma significativa evolução”, mas defende que “o país tem de aprender a gastar em saúde de forma mais eficiente”.
O presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, reconhece que "o sector da saúde tem conhecido em Portugal uma significativa evolução", mas defende que "o país tem de aprender a gastar em saúde de forma mais eficiente".
As declarações foram feitas na inauguração do Hospital da Luz, em Lisboa, o mais recente projecto da Espírito Santo Saúde. Com um custo de 130 milhões de euros, o hospital e o complexo que o integra foram hoje visitados pelo Presidente da República. Cavaco Silva salientou que a nova unidade "é fruto do empreendedorismo português na área da saúde, o qual se tem vindo a afirmar nos anos recentes".
O Hospital da Luz abriu há dois meses e, embora tenha já todos os serviços a funcionar, a ocupação está a um terço da capacidade. Na nova unidade do Grupo Espírito Santo trabalham 600 pessoas, nomeadamente 250 médicos, 200 enfermeiros e 150 colaboradores na área administrativa.
"Com a abertura do Hospital da Luz a Espírito Santo Saúde confirma de forma marcante a sua aposta no sector", enfatizou Ricardo Salgado. "É nossa convicção que o Hospital da Luz configura um novo paradigma de hospital privado em Portugal", disse ainda o presidente do BES.
O complexo inclui as 150 camas do hospital propriamente dito e ainda 115 residências sénior. O hospital absorveu a maior parte do investimento, com um custo de 105 milhões de euros. Esta unidade, com uma área bruta de construção de 72 mil metros quadrados, prevê fazer 11 mil internamentos por ano e 270 mil consultas.
ESS investe 400 milhões
O Hospital da Luz amplia para 400 milhões de euros o investimento já feito pela Espírito Santo Saúde, empresa que abriu também recentemente o Hospital Residencial do Mar, na região de Lisboa e que vai inaugurar no início de Maio a Clínica Parque dos Poetas, em Oeiras, fruto de um investimento de 11 milhões de euros, segundo informou a presidente da Espírito Santo Saúde, Isabel Vaz. O grupo tem ainda unidades na região do Porto, uma no Minho, duas no distrito de Aveiro, uma em Évora e outra em Setúbal.
A Espírito Santo Saúde, que facturou 80 milhões de euros em 2006, espera obter um volume de negócios anual de 215 milhões de euros em 2011, ano em que o Hospital da Luz estará a facturar 70 a 80 milhões de euros, de acordo com Isabel Vaz. Para este ano a previsão de facturação da unidade hoje inaugurada é de 15 a 20 milhões de euros.
"Nos últimos anos, com o crescimento dos seguros de saúde, é evidente que tem havido um crescimento dos operadores privados, mas podemos ter todos juntos um papel central no sector da saúde em Portugal", disse ainda a responsável da Espírito Santo Saúde. "Há uma competitividade saudável. Utilizamo-nos uns aos outros para crescer", acrescentou Isabel Vaz.